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dc.contributor.advisorSerrano, Maurício-
dc.contributor.authorSantos, Henrique Pereira de Jesus-
dc.identifier.citationSANTOS, Henrique Pereira de Jesus. Camada de modelo do sistema Educacenso para software de gestão escolar. 2014. 106 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Software, 2014.en
dc.description.abstractO Censo Escolar da Educação Básica é o maior levantamento de dados escolares do país e serve como base para diversos programas e formulação de políticas públicas. Atualmente, o processo percorrido para se informar dados ao censo é muito extenso e trabalhoso, devido ao fato de existirem muitas regras que devem ser respeitadas ao se responder o censo. Além disso, muitas escolas não possuem sistema próprio de gestão de dados escolares. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem o objetivo de apresentar uma justificativa teórica, um processo para implementação de uma camada de modelo do sistema Educacenso para software de gestão de dados escolares, bem como os resultados obtidos com a implementação do projeto. Esta camada servirá de insumo para construção de sistemas que estejam compatíveis com as diversas regras instituídas pelo Censo Escolar, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Os sistemas implementados com o uso desta camada ajudarão escolas e secretarias de educação a gerenciar os seus dados e a informá-los ao censo escolar no período especificado pela lei. Além disso, espera-se contribuir com uma diminuição dos custos de contratação de serviços de desenvolvimento de software, possibilitar um aumento da fidedignidade dos dados informados ao censo, bem como facilitar o período de coleta devido à diminuição da recorrência de erros relacionados às regras de negócio do censo escolar. ___________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe School Census in Brazil is the largest survey of school data in the country. It collects data from pre-school to secondary school and serves as the basis for various programs and public policy makers. The current process used to inform data to the Census is very complex and laborious due to the fact that many schools do not have a proper system of school data management and there are many rules that must be followed when responding to the Census. This work aims to provide a theoretical justification and process for implementing a model layer of the system Educacenso for software of school data management and the results achieved after the project’s implementing. This layer will serve as input for building systems that are compatible with the various rules imposed by the School Census, which is conducted annually by the National Institute for Educational Studies Anisio Teixeira. The systems implemented using this layer will help schools and education departments to manage their data and report the information to the School Census within the period determined by law. In addition, we hope to contribute to diminishing the cost of hiring the services of software development, as well as enabling increased reliability of data reported to the Census, and facilitate the collection period due to a decrease in recurring errors related to business rules of the School Census.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordCenso escolaren
dc.subject.keywordGestão de dados escolaresen
dc.subject.keywordSistema Educacensoen
dc.subject.keywordCamada de modeloen
dc.subject.keywordSoftware de gestão de dados escolaresen
dc.titleCamada de modelo do sistema Educacenso para software de gestão escolaren
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2014-12-22T17:21:59Z-
dc.date.available2014-12-22T17:21:59Z-
dc.date.issued2014-12-22T17:21:59Z-
dc.date.submitted2014-06-25-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/9277-
dc.language.isoPortuguêsen
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