Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9268
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JulioCesardoNascimento.pdf1,17 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Utilização de catalisadores heterogêneos do tipo MCM-41 para obtenção de biodiesel via transesterificação de óleo de fritura
Autor(es): Nascimento, Júlio César do
Orientador(es): Braga, Patricia Regina Sobral
Assunto: Energia - fontes alternativas
Biodiesel
Catalisadores
Catalisadores heterogêneos
Data de apresentação: 26-Nov-2014
Data de publicação: 22-Dez-2014
Referência: NASCIMENTO, Júlio César do. Utilização de catalisadores heterogêneos do tipo MCM-41 para obtenção de biodiesel via transesterificação de óleo de fritura. 2014. [14], 44 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Energia)—Universidade de Brasília, Brasília-DF, 2014.
Resumo: O presente trabalho objetivou a aplicação de catalisadores sólidos ácidos heterogêneos do tipo MCM-41 na síntese de biodiesel via transesterificação de óleos de fritura por etanólise. A síntese do biodiesel, atualmente, é conduzida em sua grande maioria na presença de catalisadores alcalinos líquidos homogêneos, os quais apresentam sérios problemas relacionados à purificação do produto reacional obtido, além de permitir o consumo indesejável de parcela do catalisador alcalino empregado. Assim, com o intuito de minimizar esses problemas operacionais, esse estudo visou avaliar o comportamento catalítico heterogêneo dos seguintes sólidos ácidos: ácido 12-tungstofosfórico (HPW); peneira mesoporosa MCM-41 e 20% de HPW suportado na MCM-41. Os resultados obtidos por meio da técnica de espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear de Hidrogênio (RMN 1H) dos produtos originados da reação de transesterificação, bem como do cálculo da conversão de óleo de fritura em biodiesel, demonstraram que o catalisador suportado conseguiu a melhor conversão (7,6%) dentre os catalisadores estudados, seguidos, nessa ordem, pelo HPW (6,3%) e pela MCM-41 (2,3%).
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Energia, 2014.
Aparece na Coleção:Engenharia de Energia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons