Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9259
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ThaisRosalinaTurialBrito.pdf1,15 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Entre memórias, narrativas e esquecimentos : o desaparecimento do Comandante Camilo Cienfuegos
Autor(es): Brito, Thais Rosalina Turial
Orientador(es): Almeida, Jaime de
Assunto: Revoluções
Revolução Cubana
Cienfuegos Gorriarán, Camilo, 1932-1959
Guerrilha
Governo Revolucionário Cubano
Data de apresentação: 5-Dez-2014
Data de publicação: 18-Dez-2014
Referência: BRITO, Thais Rosalina Turial. Entre memórias, narrativas e esquecimentos: o desaparecimento do Comandante Camilo Cienfuegos. 2014. x, 49 f., il. Monografia (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esta monografia tem por objetivo cotejar as principais versões sobre o desaparecimento de um dos mais expressivos comandantes da Revolução Cubana — Camilo Cienfuegos — através de memórias publicadas por personagens que vivenciaram esse acontecimento. No primeiro capítulo, discorro sobre os eventos notórios de sua campanha guerrilheira que contribuem para a sua manutenção no conjunto dos heróis cultuados em Cuba. O foco principal é perceber como a imagem de herói da revolução foi sendo construída no imaginário popular. No segundo capítulo, analiso alguns episódios pouco explicados sobre o discurso da vitória no dia 08 de janeiro de 1959, bem como discuto a veracidade da mítica frase proferida por Fidel “¿Voy Bien, Camilo?”, trazendo à tona importantes contra narrativas e memórias sobre este fato histórico. No terceiro capítulo, abordo o começo do governo revolucionário cubano e as problemáticas enfrentadas no primeiro ano de sua atuação, sobretudo, a renúncia e prisão de Huber Matos, evidenciando o modo como Camilo Cienfuegos esteve envolvido nesse episódio. O tema do quarto capítulo é a trajetória de Cienfuegos durante os últimos meses em que esteve no poder e a versão oficial sobre o seu desaparecimento; nesta parte abordo os fatores mais relevantes que dão esteio ao surgimento de variados discursos acerca de sua possível morte. O sétimo capítulo dedica-se às versões que surgiram ao longo desses cinquenta e cinco anos. Concluo evidenciando como todas as versões aqui abordadas estão intensamente ligadas ao momento, ao lugar social e às experiências de cada narrador com a Revolução Cubana.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2014.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons