Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/9258
Título: | A atuação do conselho escolar para a efetivação do projeto político pedagógico no CEM 417 de Santa Maria |
Autor(es): | Melo, Naaliere Cavalcante |
Orientador(es): | Freitas, Olga Cristina Rocha de |
Assunto: | Conselho escolar Projeto político-pedagógico Gestão escolar democrática Gestão participativa |
Data de apresentação: | 26-Jul-2014 |
Data de publicação: | 18-Dez-2014 |
Referência: | MELO, Naaliere Cavalcante. A atuação do conselho escolar para a efetivação do projeto político pedagógico no CEM 417 de Santa Maria. 2014. 42 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou investigar como a atuação do conselho tem contribuído para garantir a implementação do Projeto Político Pedagógico no Centro de Ensino Médio 417 de Santa Maria. Para isso fez se necessário realizar o levantamento de dados a partir da aplicação de um questionário aos membros do Conselho escolar atuante nesta escola. No referencial teórico, foi importante relacionar conceitos sobre Gestão democrática escolar, Instâncias Colegiadas e Conselho Escolar. A partir da discussão com os dados pesquisados e o referencial teórico constatando a atuação do Conselho em assuntos que tangem à implementação do Projeto Político Pedagógico da escola e também às questões sobre gestão democrática, como por exemplo, a participação da comunidade escolar na tomada de decisões e a autonomia do conselho escolar para discutir e decidir sobre as questões da escola. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014. |
Aparece na Coleção: | Gestão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons