Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9257
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LincolnCantoDoNascimento.pdf846,26 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel do gestor no enfrentamento da proscrição de professores e alunos em turmas de correção de defasagem idade/série/ano
Autor(es): Nascimento, Lincoln Canto do
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Assunto: Gestor escolar
Projeto Correção da Distorção Idade/Série (CDIS)
Direito à educação
Gestão escolar
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 18-Dez-2014
Referência: NASCIMENTO, Lincoln Canto do. O papel do gestor no enfrentamento da proscrição de professores e alunos em turmas de correção de defasagem idade/série/ano. 2014. 69 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A abordagem do problema da inclusão na escola se refere ao papel do gestor escolar junto aos resultados de aprendizagens do projeto de Correção da Distorção Idade Série (CDIS), pautado pela gestão democrática e o direito à educação. O objetivo do presente trabalho foi analisar o papel do gestor escolar, à luz do direito à educação, na resolução do problema de proscrição que acomete professores e estudantes da CDIS em uma escola pública do Distrito Federal. A pesquisa foi feita de forma qualitativa, de caráter exploratório, com orientação analítico-descritiva, mediante entrevista semi-estruturada. Os sujeitos da pesquisa são a equipe gestora e as docentes que atuam junto à CDIS nesta escola. A interpretação do material coletado revela problemas na CDIS em relação ao planejamento do trabalho escolar, apontando dificuldades de atuação docente e de aprendizagem discente em razão do lugar de proscrição que ocupam no âmbito da escola. As medidas sugeridas para acabar com a situação de proscrição e para a melhoria dos resultados de aprendizagem no projeto CDIS são o entendimento por parte da comunidade escolar e da equipe gestora de que a CDIS na escola é um projeto coletivo, necessitando evocarem, reconhecerem e afirmarem a autonomia pedagógica capaz de criar um planejamento escolar, através da participação dos distintos segmentos da comunidade escolar, voltado ao trabalho pedagógico junto à CDIS. Os resultados apontam para a necessidade de valorização - dentro e fora do espaço da escola - da formação continuada dos profissionais de educação que atendem às turmas da CDIS.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons