Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/925
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_TemístoclesLoiola_ViníciusCruz.pdf814,45 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Características de sistemas életricos de potência sujeito a oscilações eletromecânicas e ressonância subsíncrona
Autor(es): Loiola, Temístocles Lisandro Sena
Cruz, Vinícius de Araújo
Orientador(es): Freitas, Francisco Damasceno
Assunto: Energia elétrica - transmissão
Sistemas de energia elétrica
Ressonância subsíncrona
Oscilações eletromecânicas
Data de apresentação: 9-Jul-2007
Data de publicação: 17-Mai-2010
Referência: LOIOLA, Temístocles Lisandro Sena; CRUZ, Vinícius de Araújo. Características de sistemas életricos de potência sujeito a oscilações eletromecânicas e ressonância subsíncrona. 2007. 57 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: Todo sistema elétrico de potência está sujeito a sofrer perturbações como faltas, partidas de motores de grande porte, saída de linhas de transmissão. Este trabalho traz a teoria de ressonância subsíncrona e um caso é exemplificado. Algumas simulações foram feitas e analisadas para o sistema elétrico brasileiro. São abordados conceitos de autovalores, autovetores, mode shapes e fatores de participação. São mostradas as simulações no domínio do tempo e da freqüência das respostas do sistema a uma entrada em degrau de amplitude 0,01pu e são analisadas as características das usinas de Itaipu, Xingó e Jacuí para diversas variáveis de estado como saída. Apresenta-se um estudo dos modos eletromecânicos para sistemas multimáquinas. Para melhor compreensão do fenômeno da ressonância subsíncrona, em um exemplo é analisada a interação entre os modos subsíncrono e torcional. Posteriormente o mesmo sistema foi testado com valores diferentes de reatância capacitiva e observada as características dos autovalores resultantes. Em seguida é analisado o impacto da retirada do regulador de tensão e verificada a sua influência na estabilidade do sistema.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2007.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.