Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/925
Título: | Características de sistemas életricos de potência sujeito a oscilações eletromecânicas e ressonância subsíncrona |
Autor(es): | Loiola, Temístocles Lisandro Sena Cruz, Vinícius de Araújo |
Orientador(es): | Freitas, Francisco Damasceno |
Assunto: | Energia elétrica - transmissão Sistemas de energia elétrica Ressonância subsíncrona Oscilações eletromecânicas |
Data de apresentação: | 9-Jul-2007 |
Data de publicação: | 17-Mai-2010 |
Referência: | LOIOLA, Temístocles Lisandro Sena; CRUZ, Vinícius de Araújo. Características de sistemas életricos de potência sujeito a oscilações eletromecânicas e ressonância subsíncrona. 2007. 57 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007. |
Resumo: | Todo sistema elétrico de potência está sujeito a sofrer perturbações como faltas, partidas de motores de grande porte, saída de linhas de transmissão. Este trabalho traz a teoria de ressonância subsíncrona e um caso é exemplificado. Algumas simulações foram feitas e analisadas para o sistema elétrico brasileiro. São abordados conceitos de autovalores, autovetores, mode shapes e fatores de participação. São mostradas as simulações no domínio do tempo e da freqüência das respostas do sistema a uma entrada em degrau de amplitude 0,01pu e são analisadas as características das usinas de Itaipu, Xingó e Jacuí para diversas variáveis de estado como saída. Apresenta-se um estudo dos modos eletromecânicos para sistemas multimáquinas. Para melhor compreensão do fenômeno da ressonância subsíncrona, em um exemplo é analisada a interação entre os modos subsíncrono e torcional. Posteriormente o mesmo sistema foi testado com valores diferentes de reatância capacitiva e observada as características dos autovalores resultantes. Em seguida é analisado o impacto da retirada do regulador de tensão e verificada a sua influência na estabilidade do sistema. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2007. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2007.07.TCC.925 |
Aparece na Coleção: | Engenharia Elétrica
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.