Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9249
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_DiamantinoGatto.pdf296,6 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Inserção do agronegócio brasileiro em cadeias globais de valor
Autor(es): Gatto, Diamantino
Orientador(es): Oliveira, Susan Elizabeth Martins Cesar de
Assunto: Cadeias globais de valor
Agronegócios - comércio exterior
Comércio exterior
Agroindústria
Data de apresentação: Nov-2014
Data de publicação: 17-Dez-2014
Referência: GATTO, Diamantino. Inserção do agronegócio brasileiro em cadeias globais de valor. 2014. 25 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Planaltina, 2014.
Resumo: O presente trabalho analisa a inserção do agronegócio brasileiro em cadeias globais de valor. Partindo de uma perspectiva teórico-conceitual, tem como objetivo discutir a aplicabilidade da abordagem de cadeias globais de valor para explicar a organização de sistemas agroindustriais em face ao atual processo de globalização econômica. A pesquisa visa a apontar quais são as semelhanças entre o conceito de cadeia global de valor e as principais escolas ou modelos teóricos tradicionais que compõem o conceito de agronegócio e que vem sendo utilizado para a descrição e análise de cadeias agroindustriais. Discute ainda o panorama do comércio exterior do agronegócio brasileiro e a inserção de setores agroindustriais em cadeias globais de valor, analisando dados estatísticos tradicionais de comércio internacional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e estatísticas de comércio em valor agregado da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Curso de Graduação em Gestão do Agronegócio, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons