Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9232
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_GloriaDeFatimaVieiraDantas.pdf894,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Fatores que levam à resistência dos professores ao uso das TIC em sala de aula
Autor(es): Dantas, Glória de Fátima Vieira
Orientador(es): Andrade, Pedro Ferreira de
Assunto: Tecnologia na educação
Aprendizagem
Professores - formação continuada
Professores - uso das tecnologias
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 17-Dez-2014
Referência: DANTAS, Glória de Fátima Vieira. Fatores que levam à resistência dos professores ao uso das TIC em sala de aula. 2014. 44 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho buscou verificar junto aos docentes do Jardim de Infância 314 Sul quais são os fatores que os leva à resistência ao uso das TIC como ferramenta de ensino em sala de aula, tendo em vista que novas tecnologias são criadas diariamente em favor da educação e que estas podem e devem ser utilizadas como recurso de ensino aprendizagem. O estudo teórico evidencia a importância de inovar, a capacitação para que essa inovação seja bem sucedida e as possibilidades de utilização das TIC na educação de modo geral e na educação infantil. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, utilizando como recurso de coleta de dados um questionário aplicado para uma amostra aos professores e gestoras e, ainda a análise do caderno de planejamento dos mesmos. Após a análise dos dados, chegou-se a conclusão de que as dificuldades estão em torno da formação dos profissionais na área de TIC, bem como a inexistência de projetos na escola que incentivem a utilização das TIC como ferramenta de trabalho pelos professores no espaço da escola. ________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study aimed to verify the educational Kindergarten 314 South what are the factors that leads to resistance to the use of ICT as a teaching tool in the classroom, given that new technologies are created daily in our favor and that these can and should be used as a resource for teaching and learning. The theoretical study shows us the importance of innovation, the training for this innovation is successful and the possibilities of using ICT in education in general and early childhood education. The methodology used was the case study, using as a source of data collection, a questionnaire applied to a sample of teachers and managers, and also the analysis of the product planning of the same. After analyzing the data, came to the conclusion that the difficulties are around the training of professionals in ICT, as well as the lack of school projects that encourage the use of ICT as a tool for teachers in the space school.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons