Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/9231
Título: | Contribuições a partir do uso das TIC por gestores e professores do Ensino Médio do Centro Educacional 01 do Guará |
Autor(es): | Miranda, Míriam Carmem Magalhães |
Orientador(es): | Andrade, Pedro Ferreira de |
Assunto: | Tecnologia na educação Gestão escolar Práticas pedagógicas |
Data de apresentação: | 26-Jul-2014 |
Data de publicação: | 17-Dez-2014 |
Referência: | MIRANDA, Míriam Carmem Magalhães. Contribuições a partir do uso das TIC por gestores e professores do Ensino Médio do Centro Educacional 01 do Guará. 2014. 55 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | As TIC podem representar um importante aliado para o trabalho dos educadores em seu fazer pedagógico e também para a área administrativa da escola e esta pesquisa procura fazer uma análise do papel que as TIC representam no trabalho dos gestores e professores do CED 01 do Guará´, destacando as vantagens e desvantagens desse uso, além da disponibilidade das tecnologias na escola. Para a realização deste trabalho foram aplicados questionários com onze questões de múltiplas escolhas, com espaço para sugestões por parte dos entrevistados. O uso das tecnologias já é uma realidade no Centro Educacional 01 do Guará e em muitas outras escolas e a maioria dos educadores usam essas ferramentas. Mas apesar disso, ainda há muito o que fazer para que se crie uma situação ideal nessa prática. Há a necessidade de uma melhor organização dos espaços destinados ao uso das tecnologias, de pessoas preparadas para o atendimento dos usuários e principalmente oferecer uma formação constante em uso de tecnologias para incentivar aqueles professores que ainda não usam as TIC. ________________________________________________________________________ ABSTRACT TIC’s can be an important ally to the work of educators in their pedagogycal and also to the administrative area of the school and this research seeks to analyze the role that TIC’s represent the work of managers and teachers of CED 01 Guara, highlighting the advantages and disadvantages of such use, and the availability of technology in school. For this work questionnaires with eleven multiple choice questions, with space for suggestions from interviewees were applied. The use of technology is already a reality in Educational Center 01 Guara and many other schools, most educators use these tools. But despite this, there is still much to do in order to create an ideal situation in this practice. There is a need for better organization of spaces for the use of technology, people prepared for the service users and mainly provide constant training in use of technology to encourage those teachers who do not use TIC. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014. |
Aparece na Coleção: | Gestão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons