Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9229
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_PatriciaRamosDeFreitas.pdf198,54 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel da gestão escolar na inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais
Autor(es): Freitas, Patrícia Ramos de
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Assunto: Gestão escolar
Projeto político-pedagógico
Estudantes com necessidades educativas especiais
Educação especial
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 17-Dez-2014
Referência: FREITAS, Patrícia Ramos de. O papel da gestão escolar na inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais. 2014. 44 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A LDB 9394/96 define princípios democráticos que tratam da educação inclusiva, e fala da necessidade de oferecer oportunidades iguais para todos e a percepção de que a escola deve atender as diferentes potencialidades. Esta necessidade de atender aos alunos sem distinção e preconceito traz novos rumos para construção da escola democrática. Este estudo teve como objetivo analisar a visão da gestão escolar de uma escola especial acerca da inclusão dos estudantes com Necessidade Educativa Especial (NEE). É apresentado a legislação que assegura a inclusão e assim os mecanismos que organizam essa prática, assim como a realidade da escola regular e especial. A pesquisa se estruturou na aplicação de questionários fechados, análise do Projeto Político Pedagógico e momentos de rotinas e convivência com o ambiente escolar. No PPP não está descrito nenhuma proposta ou intervenção do gestor para avaliar as possibilidades de inclusão. O que corrobora com a opinião de muitos entrevistados, os quais concordam que a escola comum não está preparada para atender aos alunos NEE, e que ainda possuem uma visão de que o melhor lugar para o aluno NEE é na escola especial. Conclui-se que ainda falta muito para que as escolas atendam com qualidade as necessidades dos estudantes NEE, mas precisam-se construir caminhos para que a inclusão seja uma realidade e não apenas uma imposição da lei. É necessário repensar a inclusão para que a comunidade escolar não a veja como algo imposto e traumático.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons