Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9226
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_FrankinellyAssisMoreiraDeOliveira.pdf615,86 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel do gestor escolar na educação ambiental : um olhar para uma unidade de ensino da cidade Estrutural
Autor(es): Oliveira, Frankinelly Assis Moreira de
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Assunto: Gestor escolar
Educação ambiental
Cidadania ecológica
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 16-Dez-2014
Referência: OLIVEIRA, Frankinelly Assis Moreira de. O papel do gestor escolar na educação ambiental: um olhar para uma unidade de ensino da cidade Estrutural. 2014. 55 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A preocupação com o meio ambiente não deve mais ser vista como algo opcional. Embora tenha demorado alguns séculos para o ser humano perceber como algumas de suas ações eram danosas ao meio ambiente, hoje nota-se uma grande movimentação no mundo inteiro para mudar este quadro. Há leis e projetos, assim como diferentes correntes do pensamento ecológico, que auxiliam o indivíduo na formação da cidadania ecológica. No entanto, ao chegar às escolas, nem sempre o direcionamento do MEC é adequado ou suficiente, por causa das enormes diferenças regionais, econômicas e geográficas do país. Nesse momento, os gestores e profissionais de educação são fundamentais, pois farão as adequações necessárias para a efetiva aprendizagem dos alunos. Independente de o meio ambiente continuar a ser um tema transversal, ou se tornar matéria específica, o mais importante é que não seja deixado de lado por nenhuma escola. Para alcançar o objetivo geral da pesquisa (analisar as ações do gestor escolar quanto à aplicação do tema Educação Ambiental em uma Unidade de Ensino da Cidade Estrutural) e os objetivos específicos (identificar a percepção da comunidade escolar quanto ao impacto causado à cidade e região por causa da existência do lixão da Estrutural; analisar se há mudança de atitudes por parte dos alunos após aulas e conscientizações referentes aos problemas no meio ambiente, no âmbito escolar), foi utilizada uma abordagem qualitativa com três grupos de participantes, com os quais foram utilizados questionários, entrevistas e roda de conversa. Os resultados do trabalho foram satisfatórios e abriram caminhos para várias possibilidades de ação que poderiam ser adotadas pela equipe de gestão da escola pesquisada.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons