Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/9225
Título: | Compreensão do afeto na gestão escolar - complexidade e gestão escolar : os laços afetivos |
Autor(es): | Rocha, Mírian Maria da Silva |
Orientador(es): | Mota, Miriam Monaco |
Assunto: | Gestão escolar Laços afetivos Ambiente escolar |
Data de apresentação: | 26-Jul-2014 |
Data de publicação: | 16-Dez-2014 |
Referência: | ROCHA, Mírian Maria da Silva. Compreensão do afeto na gestão escolar - complexidade e gestão escolar: os laços afetivos. 2014. 50 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Na perspectiva de compreender o afeto na Gestão Escolar entrando pelo caminho da Complexidade da Gestão Escolar e seus laços afetivos, passando por vários pensadores, foi feita uma pesquisa em sua maioria qualitativa realizada em um Centro de Ensino Fundamental. Teorias mostram como seria o papel do Gestor Escolar administrativamente e com funções definidas por regimentos. A psicanálise nos ajuda a lançar outro olhar para esta questão, um Gestor que tenha um equilíbrio entre funções administrativas e relações interpessoais. Para os fins dessa pesquisa foi utilizado 1 questionário, com 11 sujeitos, observando de que modo o afeto se inscreve no cenário da escola, na visão dos professores. No relato dos professores é possível verificar que o afeto é um tema pouco conhecido, mas de muita importância no cenário pedagógico e principalmente na Gestão Escolar. E com o uso dos pensamentos de Freud e outros pensadores percebe-se o que o afeto deveria ter um lugar mais privilegiado nos estudos relacionados às relações entre pessoas dentro do ambiente escolar, sobretudo porque existe uma dependência dele, mesmo sem se saber disso. __________________________________________________________________________ ABSTRACT In order to understand the affect on school management entering the path of complexity of school management and its affective ties, passing by several thinkers, was made a mostly qualitative research conducted in an elementary school. Theories show how School Manager's role would be administratively and with functions defined by regiments. Psychoanalysis helps us launch another look at this issue, a manager who has a balance between administrative functions and interpersonal relationships. For the purposes of this research were used 11 questionnaires, observing how the affection subscribes in the school setting, in the view of teachers. In the account of the teachers you can verify that the affection is a little known subject, but of great importance in the pedagogical scenario and mostly in school management. And with the use of Freud's thoughts and other thinkers realizes what affection should have a privileged place in studies related to relationships between persons within the school environment, especially because there is a dependency on him, even without knowing it. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014. |
Aparece na Coleção: | Gestão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons