Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9224
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AdrianaCristinaFerreiraLopes.pdf916,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Complexidade e gestão escolar : os laços afetivos
Autor(es): Lopes, Adriana Cristina Ferreira
Orientador(es): Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Assunto: Gestão escolar
Laços afetivos
Ambiente escolar
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 16-Dez-2014
Referência: LOPES, Adriana Cristina Ferreira. Complexidade e gestão escolar: os laços afetivos. 2014. 75 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A subjetividade e a complexidade da gestão escolar compreendem os laços afetivos que se estabelecem no ambiente da instituição educacional e o gestor é o principal responsável pela promoção da harmonia e saúde desses laços no ambiente de trabalho. A presente pesquisa analisou uma determinada gestão e buscou estabelecer quais ações e comportamentos do gestor são capazes de promover a harmonia no ambiente de trabalho e ainda, quais características qualificam o gestor como um competente mediador de conflitos. A pesquisa foi realizada em um Centro Interescolar de Línguas do Distrito Federal, escola integrante da Rede Pública de Ensino do DF, e contou com a participação de quinze servidores que atuam na escola desde 1999. Os 15 colaboradores responderam a perguntas de um questionário com duas partes, a primeira com questões fechadas e a segunda com questões abertas. Após análise dos dados, verificou-se que a referida gestão, avaliada como autoritária e fortemente hierárquica foi resistente em estabelecer laços afetivos positivos, o que resultou em um ambiente de trabalho hostil e seus profissionais, desmotivados. Os colaboradores apontaram ainda, características de gestão, tais como o respeito, a liberdade de expressão, a autonomia e a valorização dos profissionais como responsáveis pelo equilíbrio das relações afetivas que se estabelecem na instituição. De acordo com os colaboradores, essas características mantêm os profissionais motivados, melhorando assim o desempenho dos mesmos, e ainda, que a discrição, a transparência, o respeito e a imparcialidade credenciam o bom gestor na mediação de conflitos.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons