Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9223
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JesannyNeriCardosoBrandao.pdf580,65 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As TIC e suas contribuições no processo ensino-aprendizagem
Autor(es): Brandão, Jesanny Neri Cardoso
Orientador(es): Andrade, Pedro Ferreira de
Assunto: Aprendizagem
Professores - formação continuada
Inclusão digital
Tecnologia na educação
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 16-Dez-2014
Referência: BRANDÃO, Jesanny Neri Cardoso. As TIC e suas contribuições no processo ensino-aprendizagem . 2014. 52 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Com a ampliação da globalização, a tecnologia passou a ser inserida no cotidiano da atual sociedade. Dentro dessa perspectiva, a presente pesquisa investiga e analisa as contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação para o processo ensino-aprendizagem no contexto escolar, ou seja, como essas tecnologias propiciam e facilitam a construção de um ambiente motivador e de efetiva aprendizagem dentro de uma perspectiva democrática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada em uma Escola Pública do Cruzeiro. Para a coleta de dados, os sujeitos da pesquisa são os professores submetidos a um questionário onde são abordadas várias questões que envolve o contexto tecnológico das instituições de ensino e situações vivenciadas pelos membros da comunidade escolar. Foi feita revisão bibliográfica sobre o assunto, com ênfase na análise da inclusão digital no contexto escolar, gerenciamento de tecnologias no ambiente escolar, a formação de professores e gestores para o uso das TIC, os projetos e as funções das tecnologias. Com o estudo foi possível considerar a importância das tecnologias como meios e ferramentas pedagógicas para a construção do conhecimento dos alunos e a importância da formação dos professores para efetivar esse processo irreversível.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons