Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9219
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LucineteTeixeiraDosSantosSampaio.pdf862,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Dificuldades enfrentadas pelo gestor para inclusão digital dos alunos da educação de jovens e adultos do Centro Educacional 02 de Taguatinga
Autor(es): Sampaio, Lucinete Teixeira dos Santos
Orientador(es): Andrade, Pedro Ferreira de
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Gestor escolar
Professores - formação continuada
Tecnologia na educação
Inclusão digital
Professores - uso das tecnologias
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 16-Dez-2014
Referência: SAMPAIO, Lucinete Teixeira dos Santos. Dificuldades enfrentadas pelo gestor para inclusão digital dos alunos da educação de jovens e adultos do Centro Educacional 02 de Taguatinga. 2014. 55 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho é fruto de uma pesquisa acerca das dificuldades enfrentadas pelo gestor do Centro Educacional 02 de Taguatinga para inclusão digital dos alunos da Educação de Jovens e Adultos e objetivou analisar os fatores limitantes para o uso das TIC no CED 02. A partir de um referencial teórico baseado em autores da área de Tecnologias da Informação e Comunicação e da Educação de Jovens e Adultos buscou-se embasamento sobre as questões que envolvem a inclusão digital no contexto escolar, como por exemplo, a formação do professor em TIC e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, utilizando com recurso de coleta de dados o questionário que foi aplicado para uma amostra de alunos e professores, além do gestor. Outro instrumento utilizado foi a observação sistemática no laboratório de informática existente na escola. Após a análise dos dados chegou-se à conclusão de que as dificuldades estão em torno da formação dos profissionais na área de TIC bem como a inexistência de projetos na escola que incentivem a utilização dos recursos relacionados às TIC pelos alunos no espaço da escola, o que muitas vezes torna-se um fator limitante para inserção desse aluno no mundo do trabalho.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons