Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/9219
Título: | Dificuldades enfrentadas pelo gestor para inclusão digital dos alunos da educação de jovens e adultos do Centro Educacional 02 de Taguatinga |
Autor(es): | Sampaio, Lucinete Teixeira dos Santos |
Orientador(es): | Andrade, Pedro Ferreira de |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Gestor escolar Professores - formação continuada Tecnologia na educação Inclusão digital Professores - uso das tecnologias |
Data de apresentação: | 26-Jul-2014 |
Data de publicação: | 16-Dez-2014 |
Referência: | SAMPAIO, Lucinete Teixeira dos Santos. Dificuldades enfrentadas pelo gestor para inclusão digital dos alunos da educação de jovens e adultos do Centro Educacional 02 de Taguatinga. 2014. 55 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | O presente trabalho é fruto de uma pesquisa acerca das dificuldades enfrentadas pelo gestor do Centro Educacional 02 de Taguatinga para inclusão digital dos alunos da Educação de Jovens e Adultos e objetivou analisar os fatores limitantes para o uso das TIC no CED 02. A partir de um referencial teórico baseado em autores da área de Tecnologias da Informação e Comunicação e da Educação de Jovens e Adultos buscou-se embasamento sobre as questões que envolvem a inclusão digital no contexto escolar, como por exemplo, a formação do professor em TIC e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, utilizando com recurso de coleta de dados o questionário que foi aplicado para uma amostra de alunos e professores, além do gestor. Outro instrumento utilizado foi a observação sistemática no laboratório de informática existente na escola. Após a análise dos dados chegou-se à conclusão de que as dificuldades estão em torno da formação dos profissionais na área de TIC bem como a inexistência de projetos na escola que incentivem a utilização dos recursos relacionados às TIC pelos alunos no espaço da escola, o que muitas vezes torna-se um fator limitante para inserção desse aluno no mundo do trabalho. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014. |
Aparece na Coleção: | Gestão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons