Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9213
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JadsonCabraldeLima.pdf284,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso das TIC como ferramenta pedagógica
Autor(es): Lima, Jadson Cabral de
Orientador(es): Andrade, Pedro Ferreira de
Assunto: Laboratório de informática - uso na escola
Professores - formação continuada
Tecnologia na educação
Mídia e educação
Data de apresentação: Jun-2014
Data de publicação: 16-Dez-2014
Referência: LIMA, Jadson Cabral de. O uso das TIC como ferramenta pedagógica. 2014. 33 [8] f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A sociedade contemporânea está inserida em uma infinidade de tecnologias digitais de informação, que fazem parte da vida de todos, mesmo das gerações anteriores à informática. Nesse contexto encontra-se a escola, com professores e alunos com perspectivas totalmente diferentes. Desta forma, surge a necessidade de motivar e capacitar aos professores para utilização da tecnologia em suas aulas. O presente estudo aborda a importância da capacitação e do uso de ferramentas para obtenção de uma aprendizagem significativa, que não seja tão distante do mundo globalizado e das exigências sociais e econômicas. Para isso utiliza-se de pesquisa documental, com aplicação de questionário em uma Escola da Rede Pública do Distrito Federal, localizada na Asa Sul. Obteve-se como resultado a falta de uma infraestrutura mínima na escola, dificultando o uso das tecnologias pelos professores, e que os mesmos possuem conhecimento limitado do uso da tecnologia da informação e comunicação como ferramenta pedagógica ou mesmo na preparação de suas aulas. Constata-se também a necessidade de cursos objetivos para a abordagem do ensino e aprendizagem de forma mais prática significativa e prazerosa para os alunos.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons