Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9205
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JonasPessoadoNascimento.pdf789,37 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel do gestor na construção de mecanismos que favoreçam a convivência escolar democrática
Autor(es): Nascimento, Jonas Pessoa do
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Assunto: Gestão escolar democrática
Projeto político-pedagógico
Qualidade (Educação)
Gestor escolar
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 16-Dez-2014
Referência: NASCIMENTO, Jonas Pessoa do. O papel do gestor na construção de mecanismos que favoreçam a convivência escolar democrática. 2014. 61 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Analisar a atuação do gestor escolar e investigar por que ele é um profissional indispensável dentro da escola, no que diz respeito à condução do Processo Político Pedagógico, à manutenção da disciplina, ao sucesso ou fracasso dos estudantes na educação integral, à harmonia e à respeitabilidade na instituição de ensino caracterizou-se como o objetivo maior da pesquisa. O que se investigou sobre o papel do gestor dentro da escola foi possível graças a uma analise qualitativa das respostas de questionário fechado respondido por três segmentos da unidade escolar: professores, estudantes e funcionários. Analisadas as respostas fornecidas pelos segmentos pesquisados, percebeu-se que as opiniões colhidas, na sua maioria, creditam ao gestor aquilo que ocorre de bom ou de ruim na escola. Quando foram analisados os números que colocam o gestor como o profissional responsável por gerir diferentes grupos de estudantes, professores e funcionários, a conclusão a que se chegou com as respostas obtidas, foi que o gestor é visto por estes grupos pesquisados como um especialista com atribuições e poderes para solucionar as dificuldades surgidas no ambiente escolar. Mostrar a dimensão do papel administrativo do gestor escolar trouxe à luz da investigação o conhecimento, a compreensão de suas atribuições como encarregado maior com o zelo da oferta de uma educação mais justa, mais humana e democrática, desprovida do exclusivismo de setores de uma sociedade pautada pelo elitismo do conhecimento.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons