Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9199
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ElizabeteMariadeSouzaSilva.pdf1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A avaliação institucional e o Projeto Político Pedagógico : uma permanente (re) construção
Autor(es): Silva, Elizabete Maria de Souza
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Avaliação institucional - escola
Projeto político-pedagógico
Gestão escolar
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 11-Dez-2014
Referência: SILVA, Elizabete Maria de Souza. A avaliação institucional e o Projeto Político Pedagógico: uma permanente (re) construção. 2014. 60 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho teve como foco a realização de uma pesquisa sobre a forma em como a avaliação institucional está presente no cotidiano escolar e como os resultados são utilizados para a (re) construção e aprimoramento do Projeto Político e Pedagógico de uma escola pública de Ceilândia. A opção pelo estudo de caso qualitativo possibilitou realizar uma análise dos documentos como o Projeto Político e Pedagógico, Plano de ação e relatórios das avaliações institucionais. E as entrevistas realizadas com os gestores possibilitaram a caracterização da escola assim como o perfil dos sujeitos pesquisados. Os questionários aplicados com os professores e pais possibilitaram vislumbrar que há um entendimento da escola enquanto gestão participativa e que os mesmos procuram sempre estarem presentes nas avaliações institucionais. Os dados remetem a um retrato da concepção da avaliação institucional em uma escola pública que pode servir de ponto de referência para estudo de outras realidades próximas. Enfatiza-se a necessidade e importância de um trabalho crítico permanente a fim de consolidar conceitos básicos a respeito da avaliação institucional e de uma reflexão de todos os envolvidos a respeito de questões pedagógicas que envolvam a construção do conhecimento e de uma educação de qualidade. A conclusão do trabalho proporciona reflexões sobre a proposta inicial da avaliação institucional em que se adota o sistema de vinculá-la ao projeto pedagógico, considerando a realidade da escola pesquisada.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons