Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9197
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_EdnelmaLeidaSoaresdaCunha.pdf631,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso espontâneo das TIC como auxílio na aprendizagem musical : perspectivas para incorporação no ensino formal de música
Autor(es): Cunha, Ednelma Leida Soares da
Orientador(es): Andrade, Pedro Ferreira de
Assunto: Música na educação
Tecnologia na educação
Tecnologia da informação e comunicação
Mídia e educação
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 11-Dez-2014
Referência: CUNHA, Ednelma Leida Soares da. O uso espontâneo das TIC como auxílio na aprendizagem musical: perspectivas para incorporação no ensino formal de música. 2014. vi, 43 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente estudo tem como finalidade investigar o uso educativo de TIC feito espontaneamente pelos alunos de um Centro de Educação Profissional de Brasília. O objetivo é detectar quais tipos de TIC são mais usadas pelos alunos, com que freqüência e com qual objetivo. Objetiva identificar a percepção dos alunos quanto ao potencial educativo da tecnologia e a receptividade deles em relação à incorporação das TIC no processo de ensino aprendizagem formal oferecido pela escola. A motivação inicial foi, a partir dos resultados, propor estratégias para a incorporação das TIC ao ensino formal oferecido pela Centro com vistas à maior eficiência no processo ensino aprendizagem. Foram aplicados questionários a alunos dos cursos básico e técnico, nos turnos matutino, vespertino e noturno em vários níveis diferentes. Os resultados mostraram uma intensa atividade informal dos alunos em busca de aprendizagem através das TIC, bem como um alto índice de aceitação da tecnologia. Mostraram ainda a predominância de alguns recursos, como o Youtube. Finalmente, mostrou um índice significativo de freqüência de uso demonstrando uma grande motivação dos alunos para com a tecnologia. Diante dos resultados, algumas estratégias pedagógicas foram propostas, dentre elas estão a criação de canais específicos da Escola no Youtube, produção de materiais pedagógicos em formato digital, a criação de laboratórios de informática e a incorporação das atividades com TIC como componente curricular.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons