Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9195
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JulianaClementeJungmann.pdf237,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os ruídos na comunicação entre gestão escolar e corpo docente
Autor(es): Jungmann, Juliana Clemente
Orientador(es): Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Assunto: Relações socioprofissionais
Comunicação interpessoal
Comunicação na educação
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 11-Dez-2014
Referência: JUNGMANN, Juliana Clemente. Os ruídos na comunicação entre gestão escolar e corpo docente. 2014. 37, [4] f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Todo sujeito carrega consigo uma história, uma vivência e experiência que fazem parte de sua complexidade enquanto ser humano. Não podemos tentar analisar o outro e perceber o outro apenas por suas reações, é preciso que se perceba esse outro dentro de suas emoções e para isso é necessário também que se volte para si. A psicanálise ajuda a compreender o que acontece nas trocas e nos laços afetivos que se estabelecem levando em consideração os traumas e os significados que o inconsciente carrega. As relações estabelecidas no ambiente escolar são um pouco desse universo que também contribui para determinar as ações que esses sujeitos complexos vão conduzir em seus ambientes e práticas cotidianas. Para conseguir analisar melhor tais relações e como elas influenciam o resultado de projetos e planejamentos no ambiente escolar, foi realizada uma pesquisa qualitativa que utilizou o questionário como instrumento de coleta de dados ao entrevistar cinco profissionais de uma escola pública de Ensino Fundamental I. Com toda a análise baseada nas respostas e em uma teoria fundamentada nos estudos de Sigmund Freud à luz da psicanálise, conclui-se que ruídos no processo de comunicação interferem diretamente no resultado de trabalhos e projetos na escola. A comunicação está diretamente ligada aos laços afetivos e aos sujeitos que carregam consigo suas complexidades, traumas, desejos e afetividade, que por sua vez contribuem para uma comunicação efetiva ou com ruídos.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons