Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9193
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_GeraldaSuelySantana.pdf584 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O conhecimento do Projeto Politico Pedagógico por parte dos professores do Centro de Ensino Fundamental 19 de Taguatinga Norte
Autor(es): Santana, Geralda Suely
Orientador(es): Freitas, Olga Cristina Rocha de
Assunto: Projeto político-pedagógico
Gestão escolar democrática
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 11-Dez-2014
Referência: SANTANA, Geralda Suely. O conhecimento do Projeto Politico Pedagógico por parte dos professores do Centro de Ensino Fundamental 19 de Taguatinga Norte. 2014. 39 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo investigar o conhecimento dos professores do Centro de Ensino Fundamental 19 de Taguatinga Norte, em relação ao Projeto Político Pedagógico da escola, bem como a sua influência no planejamento das atividades do cotidiano de sala de aula. A construção do Projeto Político Pedagógico não pode ser apenas uma obrigação legal da LDB nº 9.394/96 que a escola deve atender, mas, uma conquista que revela o poder da escola de organização procurando cada vez mais ter autonomia em suas decisões. Definir o papel político que a escola exerce é de extrema importância quando discutimos sobre o Projeto Político-Pedagógico. A ação pedagógica é também política, pois visa formar cidadãos, e esta ação será assumida no Projeto Político-Pedagógico, já que o mesmo oferece a identidade da escola. A coleta de dados foi realizada em forma de questionário, sendo ele constituído por treze perguntas discursivas, aplicado a cinco professores do 1º ao 5º ano do Centro de Ensino fundamental 19de Taguatinga – DF.Para se construir o PPP, o primeiro passo seria a mobilização de toda a comunidade escolar e fica bem claro que no CEF 19 de Taguatinga isto não ocorreu. Apenas 20% dos professores entrevistados dizem ter participado em algum momento nas coordenações coletivas, mesmo assim um professor na época era coordenador pedagógico. Destaco aqui que o professor por ser um dos elos mais atuantes dentro da escola, deve ser ouvido e participar de todos os momentos nas tomadas de decisões. A não participação dos professores na elaboração de projetos acarreta prejuízos e com certeza a não efetivação e colaboração em vários trabalhos. Conforme havia percebido, o PPP da escola foi construído a cada dois anos apenas pela equipe diretiva, o que anula seus professores e demais membros da comunidade escolar. Notoriamente, percebido na analise dos dados dessa pesquisa, a falta de conhecimento dos professores sobre o PPP da escola, o que deixa a desejar, pois a escola não tem um projeto único, mas, felizmente, a partir do currículo em movimento, para o triênio de 2014 – 2016 haverão novas diretrizes, o que contempla a construção do PPP como realmente deve ser feito.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons