Título: | Formação docente e prática pedagógica : utilização das TIC no contexto escolar |
Autor(es): | Carvalho, Shirlei Silva Lustosa |
Orientador(es): | Andrade, Pedro Ferreira de |
Assunto: | Inclusão digital Educação especial Tecnologia na educação Tecnologia da informação e comunicação |
Data de apresentação: | 7-Jul-2014 |
Data de publicação: | 11-Dez-2014 |
Referência: | CARVALHO, Shirlei Silva Lustosa. Formação docente e prática pedagógica: utilização das TIC no contexto escolar. 2014. 56 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Trata-se de uma investigação, na qual, a questão norteadora foi: o uso das TIC (Tecnologias da Informação e comunicação). como ferramentas educacionais e como essa utilização contribuiu para modificar as relações e práticas educativas. A formação do professor para atuar com TIC deve conter em sua prática inovações e rotina de estudo, isso é fundamental para que a inclusão educacional seja realizada com êxito. A abordagem a impor o redimensionamento da escola, a sua (re)organização, a mudança qualitativa em seu trabalho pedagógico. A metodologia utilizada envolveu uma pesquisa de abordagem qualitativa, para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre as TIC. A comunidade escolar foi submetida a um questionário, onde foram abordadas várias questões que envolveram o contexto tecnológico da instituição de ensino e situações vivenciadas pelo gestor, professor, coordenador, assistência e pais de alunos, dentro dessa escola. Evidenciou-se que os desafios é pensar nas dificuldades como a falta de recursos e falta das tecnologias nas escolas da rede, problema que afeta não só a vida do aluno, quanto à sua organização, especificidade do conceito de educação especial dentro do campo educacional público e na reflexão quanto às implicações de uma inclusão bem planejada. Além disso, nota se que as TIC podem servir de apoio aos docentes no processo de mudança, principalmente no ensino especial, implicando assim, na transformação das práticas pedagógicas dos alunos do Centro de Ensino Especial Público de Brasília, criando e tratando a escola como uma entidade que merece respeito. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014. |
Aparece na Coleção: | Gestão Escolar
|