Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9190
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_CleydeCunhaSousa.pdf633,54 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os laços afetivos em uma escola de educação infantil do Distrito Federal
Autor(es): Sousa, Cleyde Cunha
Orientador(es): Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Assunto: Afetividade
Educação de crianças
Gestão escolar democrática
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 9-Dez-2014
Referência: SOUSA, Cleyde Cunha. Os laços afetivos em uma escola de educação infantil do Distrito Federal. 2014. 80 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A pesquisa surge a partir da necessidade de reflexão, análise e problematização de práticas de gestão democrática das escolas públicas do Distrito Federal, tendo como objeto de estudo uma escola de educação infantil na busca por identificar à luz da psicanálise, os laços de afeto existentes entre família e os sujeitos atuantes em uma escola de educação infantil, verificando ainda, as possíveis interferências às práticas da gestão escolar. São utilizados como fundamento dois principais eixos de conhecimento: o pensamento complexo e elementos da psicanálise. A pesquisa com abordagem qualitativa teve como instrumentos, a observação, a análise documental de questionários desenvolvidos pela própria escola que foram aplicados com as famílias de alunos matriculados e a entrevista com representantes dos segmentos envolvidos com a instituição. Dessa forma foram analisados questionários e entrevistas. A partir dos dados levantados foi possível concluir que a instituição apresenta um diálogo importante com a comunidade escolar, tendo em geral estabelecido laços de afeto significativamente positivos e prazerosos, mas com a possibilidade de um caminhar em novas direções, religando saberes e principalmente estabelecendo uma escuta mais atenta às famílias, já que também foi verificado que a qualidade destas relações poderá interferir na realização de projetos e outras propostas da instituição escolar. A psicanálise apresentou também uma possibilidade de acalmar a ansiedade e angústia que rondam os espaços escolares, principalmente envolvendo corpo docente e gestores, a partir da proposta de uma reflexão constante acerca da diversidade real apresentada, num suporte às imprevisibilidades e impossibilidades da profissão.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons