Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9186
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MariadaPazCamposBarros.pdf526,33 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância do afeto entre a gestão escolar e os alunos para a aprendizagem
Autor(es): Barros, Maria da Paz Campos
Orientador(es): Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Assunto: Afetividade
Práticas pedagógicas
Laços afetivos
Gestor escolar
Data de apresentação: Jun-2014
Data de publicação: 9-Dez-2014
Referência: BARROS, Maria da Paz Campos. A importância do afeto entre a gestão escolar e os alunos para a aprendizagem. 2014. 52 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho se fundamenta sobre a psicanálise em que, as emoções e compreensões humanas vão além das especificidades em campos distintos e analisa a relevância da constituição dos laços afetivos entre gestores, professores e alunos para o êxito no processo ensino aprendizagem. Esses laços afetivos constituídos entre estes atores escolares proporciona a relação de confiança, condição relevante para o aprendizado significativo. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, em que se adotou como estudo de caso uma escola pública do Ensino Fundamental do Gama/DF. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário, tendo como respondentes quatro gestores, vinte e quatro alunos e oito professores. Os resultados obtidos foram analisados a partir da construção de gráficos, sendo possível a percepção da importância da constituição dos laços afetivos entre a gestão, professores e alunos para a aprendizagem. A análise e a discussão dos resultados obtidos proporcionou a criação de algumas possibilidades e condições favoráveis, em que, estes atores escolares, puderam refletir sobre a prática pedagógica e passaram a considerar o outro como parte integrante da complexa arte de ensinar.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons