Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/9181
Título: | Valorização do docente de séries iniciais da rede pública de ensino do Distrito Federal |
Autor(es): | Tamanaha, Aictyr Lomonte |
Orientador(es): | Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto |
Assunto: | Professores de ensino fundamental Educação básica |
Data de apresentação: | 26-Jul-2014 |
Data de publicação: | 8-Dez-2014 |
Referência: | TAMANAHA, Aictyr Lomonte. Valorização do docente de séries iniciais da rede pública de ensino do Distrito Federal. 2014. [38] f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Os docentes de séries iniciais da rede pública de ensino estão sendo alvo de grandes críticas, pois não tem conseguido cumprir seus objetivos, além de estarem à margem da produção do saber científico. Como consequência, pesquisas internacionais como o PISA demonstram que os alunos que frequentam as escolas públicas brasileiras, ao concluir o período de escolaridade obrigatória, não desenvolvem as competências mínimas relativas à leitura e ao conhecimento matemático. Desse modo, é preciso proporcionar condições para que profissionais bem formados ingressem e permaneçam no magistério. Este projeto tem por finalidade analisar os fatores que foram determinantes para o processo de exclusão social do professor de séries iniciais do ensino fundamental e contribuir com sugestões de ações para a valorização desses profissionais e, com isso, possibilitar o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas voltadas à educação básica. Este trabalho será baseado na abordagem qualitativa e terá como instrumento para a coleta de dados a entrevista. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014. |
Aparece na Coleção: | Gestão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons