Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/918
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_AndréLuisKruegerdeMoraes.pdf1,98 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto de um equipamento de reconhecimento de comandos de voz
Autor(es): Moraes, André Luis Krueger de
Orientador(es): Silva, Lúcio Martins da
Zelenovsky, Ricardo
Assunto: Sistemas de reconhecimento de voz
Processamento de sinais
Comando de voz
Data de apresentação: Jul-2007
Data de publicação: 15-Mar-2010
Referência: MORAES, André Luis Krueger de. Projeto de um equipamento de reconhecimento de comandos de voz. 2007. 40 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: O projeto consiste no projeto de um equipamento de reconhecimento de comandos de voz. Foi decidido que o objetivo era a confecção de um equipamento que fosse capaz de reconhecer 6 comandos de voz. Para se alcançar o objetivo foi utilizado o kit AT91SAM7SEK fabricado pela empresa ATMEL. Esse kit possui um microcontrolador da família ARM 32 bits AT91SAM7S256. O kit pode ser programado em assembly ou na linguagem C. Escolhemos a linguagem C devido à facilidade de programação em comparação com o assembly. Foi feita a interface entre o conversor analógico-digital do kit e o microfone do tipo eletreto utilizando um amplificador de dois estágios com ganho variável. A técnica escolhida de analise de voz foi a que utiliza quantização vetorial com coeficientes mel-cepstrais. Para o reconhecimento é feito um treinamento do equipamento onde o usuário faz diversas locuções dos comandos a serem reconhecidos e o software faz a analise dos sinais e constrói um dicionário para cada comando. Após a fase de treinamento o equipamento está pronto para realizar o reconhecimento, onde o usuário fala o comando e o equipamento realiza o reconhecimento. Ao capturar o sinal, o programa extrai os coeficientes mel-cepstrais e os compara com o dicionário de cada comando, decidindo qual comando é o mais próximo da locução. Neste trabalho está descrito todo procedimento seguido para o projeto do equipamento, a teoria utilizada e testes realizados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2007.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2007.07.TCC.918
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.