Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/9178
Título: | TIC : ferramenta facilitadora do processo de ensino- aprendizagem na primeira fase do ensino fundamental? |
Autor(es): | Couto, Marta Silvania Carvalho Freitas |
Orientador(es): | Andrade, Pedro Ferreira de |
Assunto: | Tecnologia na educação Tecnologia da informação e comunicação Professores - formação continuada Professores de ensino fundamental Professores - uso das tecnologias Aprendizagem |
Data de apresentação: | 26-Jul-2014 |
Data de publicação: | 8-Dez-2014 |
Referência: | COUTO, Marta Silvania Carvalho Freitas. TIC: ferramenta facilitadora do processo de ensino- aprendizagem na primeira fase do ensino fundamental?. 2014. 68 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | As Tecnologias de informação e comunicação (TIC) estão empregadas nas mais diversas áreas da sociedade e influenciam bastante na conjuntura social e econômica de um país. Sendo assim, sua presença se faz necessária no campo educativo. A inserção de contemporâneas tecnologias no cotidiano escolar força a exigência de mudanças na dinâmica em sala de aula. Para que isso, aconteça, há a necessidade que os docentes estejam preparados para lidar com as TIC no ambiente escolar. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo compreender como os professores da 1º fase do Ensino Fundamental utilizam as TIC como ferramenta no processo de ensino aprendizagem. Para isso foram considerados os aspectos como a relevância que os professores conferem as tecnologias na realização de sua prática, as formas como eles as utilizam as TIC como ferramenta de aprendizagem e as relações que estabelecem com elas. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário. Os resultados apontam que a maioria dos professores entrevistados concorda com a necessidade do uso das TIC com instrumento pedagógico que facilita a aprendizagem dos alunos. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014. |
Aparece na Coleção: | Gestão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons