Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/9177
Título: | Conselho escolar do CIL de Brasília : o desafio da participação e construção da autonomia |
Autor(es): | Pereira, Lidiana Lima Rodrigues Santana |
Orientador(es): | Freitas, Olga Cristina Rocha de |
Assunto: | Gestão escolar democrática Autonomia - educação Conselho escolar Distrito Federal (DF) - escolas públicas |
Data de apresentação: | 26-Jul-2014 |
Data de publicação: | 8-Dez-2014 |
Referência: | PEREIRA, Lidiana Lima Rodrigues Santana. Conselho escolar do CIL de Brasília: o desafio da participação e construção da autonomia. 2014. 58 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | À luz da Lei 4.751/2012, esta monografia busca analisar o papel do Conselho
Escolar na implantação da Gestão Democrática nas Escolas Públicas do
Distrito Federal. Esta pesquisa apresenta, também, um sucinto resgate histórico da gênese dos conselhos escolares e do processo, permeado por lutas e discussões, para garantir uma educação pública de qualidade para todos. Esta pesquisa qualitativa tem como objetivo geral analisar em que medida o Conselho Escolar do CIL vem desempenhando seu papel com autonomia. Assim, foi realizado um estudo de caso que demonstrou que a composição do conselho, apesar de legal, não representou de fato todos os seguimentos da comunidade escolar. Quanto à participação, precisa melhorar especialmente no aspecto administrativo e pedagógico. A autonomia é assegurada pela direção, mas falta a participação da comunidade para o fortalecimento do conselho e da gestão democrática. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014. |
Aparece na Coleção: | Gestão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons