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dc.contributor.advisorAndrade, Pedro Ferreira de-
dc.contributor.authorSimões, Sandra do Couto-
dc.identifier.citationSIMÕES, Sandra do Couto. Utilização das TIC e processos de democratização: estudo de caso em uma escola pública de educação infantil. 2014. 34 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.en
dc.description.abstractA sociedade vive em constante mudança, as informações surgem cada vez mais rápido. Com surgimento das tecnologias contemporâneas em um mundo globalizado, a escola que não acompanhar essas mudanças ficará a margem de uma sociedade cada vez informatizada. A informatização está sendo usada em tarefas básicas do nosso cotidiano. Na escola não poderia ser diferente. Hoje o acesso às tecnologias é cada vez mais fácil. Somos o tempo todo bombardeados pela mídia sobre as tecnologias digitais, que são rápidas e voláteis. As contínuas mudanças e transformações nas áreas tecnológicas, e junto com elas, a preocupação dos educadores em rever os seus modelos de aprendizagem. As crianças, já trazem de casa uma bagagem e a sua inclusão em um mundo virtual. A escola precisa desenvolver estratégias próprias para diferentes “rotas” de aprendizagem com o uso das novas tecnologias. Por isso se faz necessário a introdução das novas tecnologias no ambiente escolar. Ao fazer a pesquisa na escola que não tem um laboratório de informática, observa-se o quanto ela, professores, alunos e toda a comunidade escolar está perdendo com isso. O ganho de todos em relação a aprendizagem seria incalculável. A aprendizagem no mundo de hoje, ultrapassa o muro da escola. Por isso a importância dela ser informatizada. Ao fazer a pesquisa na escola investigada, percebe-se a necessidade urgente de uma mobilização de toda comunidade escolar, para que a escola não continue estagnada, em relação a outras escolas da Secretaria de Estado e Educação do Distrito. O presente estudo demonstra a importância do uso da tecnologia no cotidiano da prática pedagógica, isso é inegável, e ao ver o resultado da pesquisa percebe-se, a ansiedade e a angústia dos educadores que responderam a pesquisa em relação a esse atraso tecnológico o qual a instituição investigada se encontra.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordGestão escolar democráticaen
dc.subject.keywordTecnologia na educaçãoen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.titleUtilização das TIC e processos de democratização : estudo de caso em uma escola pública de educação infantilen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2014-12-08T16:19:04Z-
dc.date.available2014-12-08T16:19:04Z-
dc.date.issued2014-12-08T16:19:04Z-
dc.date.submitted2014-07-26-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/9174-
dc.language.isoPortuguêsen
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