Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9173
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_GlauciaCruvinelGonçalves.pdf423,76 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Escola seriada x escola organizada em ciclos : desafios e possibilidades
Autor(es): Gonçalves, Gláucia Cruvinel
Orientador(es): Lima, Erisevelton Silva
Assunto: Escola em ciclos
Escola em séries
Projeto político-pedagógico
Aprendizagem
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 8-Dez-2014
Referência: GONÇALVES, Gláucia Cruvinel. Escola seriada x escola organizada em ciclos: desafios e possibilidades. 2014. 53 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho de pesquisa teve como objetivo analisar a implementação da escola organizada em ciclo de aprendizagem na Escola Classe 116 do Cruzeiro (nome fictício) da Secretaria e Educação do Distrito Federal, como uma forma de assegurar a aprendizagem dos alunos e o seu progresso, bem como analisar o tema escola seriada ou escola organizada em ciclos a luz da teoria; Investigar a escola organizada em ciclos e o projeto político pedagógico, e identificar as estratégias pedagógicas para trabalhar com os estudantes na escola organizada em ciclos à luz da teoria de autores como: FREITAS, 2004; VIEIRA, 2005; ARREDONDO, 2009; CARVALHO, 2005; GIL, 2006 e LEAL, 2009, entre outros. A metodologia utilizada foi a pesquisa por meio do método de abordagem hipotético-dedutivo e para a coleta de informações, foi realizado entrevista com dezesseis professores regentes do ano de 2014 do 1º ao 5º ano, sendo duas do 1º ano, duas do 2º, quatro do 3º ano, quatro do 4º ano e quatro do quinto ano do Ensino Fundamental. Concluiu-se que na Escola Organizada sem Ciclos apesar das dificuldades encontradas pelos professores, há pontos positivos que se destacam: o respeito à individualidade do aluno; a elevação da autoestima pelo fato do aluno não ser avaliado somente por notas, mas sim de conceitos; a adequação idade ciclo. Nela o estudante tem um tempo maior do que o ano letivo para aprender e recebe reforço quando suas dificuldades são detectadas. Assim, pode seguir no seu ritmo e continuar de onde parou.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons