Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9171
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_EdissoniasCordeiroMoraes.pdf746,58 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os laços afetivos e a gestão escolar
Autor(es): Moraes, Edissônias Cordeiro
Orientador(es): Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Assunto: Laços afetivos
Gestão escolar democrática
Afetividade
Escolas - participação da comunidade
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 8-Dez-2014
Referência: MORAES, Edissônias Cordeiro. Os laços afetivos e a gestão escolar. 2014. 45 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A educação de qualidade é um dos princípios da gestão democrática. O gestor educacional deve atuar como intermediador das políticas públicas que assegurem ao cidadão esse direito. Este estudo tomou como tema investigativo os laços afetivos como influentes na educação de qualidade. Buscou-se na teoria psicanalítica aporte bibliográfico para abordar a importância do afeto nos laços sociais. Participaram da pesquisa 16 colaboradores da comunidade escolar de uma escola pública do Distrito Federal, cujas respostas à entrevista foram analisadas qualitivamente. Os resultados mostraram que os laços afetivos construídos entre a comunidade escolar – pais, alunos, professores e gestores são relevantes para o sucesso da aprendizagem dos alunos. Destacou-se ainda a importância da atuação do gestor como mediador na construção de um ambiente saudável para que o ensino-aprendizagem aconteçam de forma a sanar as dificuldades dos alunos e valorizar o trabalho do professor.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons