Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/917
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_CarlosEduardoSimõesMartins.pdf2,39 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Ferramenta computacional para análise de situações de desequilíbrio de tensão
Autor(es): Martins, Carlos Eduardo Simões
Orientador(es): Ferreira Filho, Anésio de Leles
Assunto: Tensão elétrica
Sistemas de energia elétrica
Software - desenvolvimento
Energia elétrica - qualidade
Data de apresentação: 19-Dez-2007
Data de publicação: 15-Mar-2010
Referência: MARTINS, Carlos Eduardo Simões. Ferramenta computacional para análise de situações de desequilíbrio de tensão. 2007. 104 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: Este trabalho aborda uma ferramenta computacional acerca de um dos fenômenos que causam a perda da qualidade de energia elétrica: o desequilíbrio de tensão. Para tanto, foi considerada uma relação de condições de desequilíbrio que, a partir de suas possíveis combinações, compõem diferentes situações que podem se encontrar os fasores de tensão, quando estes estão desequilibrados. Todos os procedimentos e funcionalidades da ferramenta são minuciosamente descritos. Seu desenvolvimento deu-se a partir do Matlab 6.5, que forenece um ambiente de programação simples e compreensível, além de possuir numerosas funções previamente definidas. Em seguida, a ferramenta foi conduzida à análise de oito pontos do sistema ELETRONORTE, a partir de medições coletadas com o aparelho ION 8500, durante o período de seis semanas, com o objetivo de qualificar as situações de desequilíbrio apresentadas nestes pontos. A metodologia empregada consistiu na análise do banco de dados de cada local para obtenção de informações gráficas e estatísticas a partir dos dados colhidos. Foram realizadas avaliações quantitativas, de distribuição no tempo e da similaridade para as tensões de seqüência positiva, negativa e zero, para a quantificação do fator de desequilíbrio e para análise de fasores. Com isso, efetuou-se a comparação dos valores obtidos com as situações de desequilíbrio em análise. A importância deste projeto consiste na efetivação da primeira etapa de um estudo sobre os efeitos em motores de indução quando submetidos a um suprimento desequilibrado.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2007.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2007.12.TCC.917
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.