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Título: Perceber : software educacional de atividades para o desenvolvimento da percepção visual de estudantes autistas clássicos
Autor(es): Carvalho, Andréia de
Lima, Felipe Viterbo de
Orientador(es): Veneziano, Wilson Henrique
Assunto: Autismo
Educação especial
Educação inclusiva
Tecnologia na educação
Software de aplicação
Estudantes autistas
Software de aplicação - desenvolvimento
Data de apresentação: 27-Ago-2014
Data de publicação: 7-Dez-2014
Referência: CARVALHO, Andréia de; VENEZIANO, Felipe Viterbo de. Perceber: software educacional de atividades para o desenvolvimento da percepção visual de estudantes autistas clássicos. 2014. ix, 60 f., il. Monografia (Licenciatura em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho expõe as várias etapas da construção de um software educacional de apoio ao trabalho pedagógico desenvolvido com estudantes autistas clássicos, ao qual foi dado o nome de Perceber. Ele foi desenvolvido para ser executado em tablets com sistema Android. São trabalhadas atividades de seriação, emparelhamento de objetos, identificação de atributos e leitura global para a melhoria da percepção visual. O software dispõe de recursos multimídia de áudio, vídeo, imagem e animação que visam facilitar a interação do estudante e também reter a atenção do mesmo. Os resultados do processo de validação realizado em escolas públicas do Distrito Federal com estudantes autistas clássicos mostraram que o software é uma ferramenta de ensino útil e eficaz. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper describes the various stages of building an educational software to support teaching activities of visual perception applied to students with classical autism, whose name is Perceber. It was designed for Android tablets platform. The main lessons lead with ranking, pairing, and global lecture. The software has multimedia features like audio, video, images and animation designed to facilitate student interaction and also retain his attention. The results of the validation process carried out in schools at the Distrito Federal (Brazil) with students with classical autism showed that the software is a useful and efective teaching tool.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2014.
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