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dc.contributor.advisorGroth, Terrie Ralph-
dc.contributor.authorMaoño, Marina Ainara Landabaso-
dc.identifier.citationMAOÑO, Marina Ainara Landabaso. Repensando a cidade - acompanhamento do Observatório da criança e o adolescente na cidade Estrutural-DF. 2014. 86 f. Monografia (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Graduação em Ciência Política, 2014.en
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo retratar algumas concepções acerca do conceito de direito à cidade, a partir de uma revisão bibliográfica sobre a questão urbana, a gestão do território e a relação centro-periferia. Faremos uma revisão bibliográfica e documental para abordar os temas e por último apresentaremos o projeto e suas atividades. Em relação aos capítulos que falam sobre a construção de Brasília os autores escolhidos fazem parte de uns estudiosos brasileiros que a muitos anos publicam artigos sobre a questão, estudando as particularidades de Brasilia, a partir da sua construção diferenciada e dos efeitos sociais do seu urbanismo. A leitura do espaço que se pretende estudar, esta dentro do contexto particular de Brasília. Questionaremos o processo de organização da própria cidade, e sua natureza segregadora desde os primeiros tempos da sua construção. Analisaremos o contexto de formação da cidade Estrutural, que foi inicialmente criada por uma comunidade em torno do lixão do Distrito Federal, e que ate sua recente regularização, teve um intenso processo de luta popular para a comunidade poder se manter nesse espaço. A partir de uma pesquisa ação acompanharemos as atividades do projeto OCA, o primeiro Observatório da Criança e Adolescente do Distrito Federal, sediado pela ONG Coletivo da Cidade, na cidade Estrutural. Entendemos esse método de pesquisa como: “uma forma de investigação baseada em uma autorreflexão coletiva empreendida pelos participantes de um grupo social de maneira a melhorar a racionalidade e a justiça de suas próprias práticas sociais e educacionais, como também o seu entendimento dessas práticas e de situações onde essas práticas acontecem. A abordagem é de uma pesquisa-ação apenas quando ela é colaborativa...” (KEMMIS e MC TAGGART,1988, apud Elia e Sampaio, 2001, p.248). O projeto pretende promover o protagonismo das crianças e adolescentes por meio de formação para realização de registro e mapeamento dos diversos desafios e potencialidades da Cidade Estrutural. Valorizando as percepções deles como crianças mais também como sujeitos de opinião, e de maior vulnerabilidade em relação as injustiças sociais. As crianças tem uma idade entre oito e quatorze anos e são atendidas no Coletivo da Cidade, onde o projeto, em parceria com o INESC1, é sediado. As atividades e oficinas deste semestre se centraram sobre o tema “cidade”, questionando junto com as crianças e adolescentes seus processos de formação, analisando suas diferencias e assim suas incidências sobre a própria sociedade. A ideia principal é a de entender e questionar como os participantes se percebem dentro do espaço que eles ocupam, e seu papel dentro da sua própria comunidade, assim como dentro da sociedade como um todo. A atividades deste semestre, e nas quais nos centraremos, apôs fazer um breve histórico das atividades passadas, consistiram em diferentes visitas as algumas regiões administrativas do Distrito Federal, com o intuito de depois fazer uma reflexão, junto com os participantes, e assim compara-lhas.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordCidade Estrutural (DF)en
dc.subject.keywordDireito à cidadeen
dc.subject.keywordProjeto Observatório da Criança e Adolescente (OCA)en
dc.subject.keywordDistrito Federal (DF) - segregação socio-espacialen
dc.titleRepensando a cidade - acompanhamento do Observatório da criança e o adolescente na cidade Estrutural-DFen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2014-12-07T13:51:35Z-
dc.date.available2014-12-07T13:51:35Z-
dc.date.issued2014-12-07T13:51:35Z-
dc.date.submitted2014-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/9168-
dc.language.isoPortuguêsen
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