Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9161
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ElizangelaBarbosadaRocha.pdf288,91 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A relação entre a avaliação da aprendizagem e avaliação institucional como práticas em prol da qualidade e sucesso escolar dos alunos
Autor(es): Rocha, Elizângela Barbosa da
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Avaliação educacional
Avaliação institucional - escola
Escolas públicas
Aprendizagem - avaliação
Sucesso escolar
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 7-Dez-2014
Referência: ROCHA, Elizângela Barbosa da. A relação entre a avaliação da aprendizagem e avaliação institucional como práticas em prol da qualidade e sucesso escolar dos alunos. 2014. 39 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O texto apresenta a reflexão sobre a importância da auto avaliação institucional interna e externamente como estratégia de gestão para a escola básica e sua relação com a avaliação da aprendizagem como práticas de promoção da qualidade e sucesso escolar dos alunos, resultante de um trabalho pesquisa. Refletir sobre essa relação entre as duas práticas requer a análise sobre a avaliação da aprendizagem na contemporaneidade, a avaliação institucional em âmbito interno e externo, o projeto político e pedagógico e a gestão escolar e a compreensão de que avaliação institucional (interna e externa) é um importante mecanismo utilizado por políticas públicas educacionais para aferir desempenho e determinar a qualidade desejada e deve servir como instância mediadora entre a avaliação da aprendizagem e a avaliação de sistemas. O trabalho de pesquisa tem como objetivo geral compreender relação entre a Avaliação da Aprendizagem e Avaliação Institucional como práticas em prol da qualidade e sucesso escolar dos alunos. A metodologia de pesquisa orienta-se pela abordagem qualitativa e o procedimento de coletas de dados caracterizados por pesquisa com questionário objetivo e análise de resultados do IDEB e Projeto Político Pedagógico. Assim, esse trabalho propõe-se a discutir como as ações desempenhadas na e pela escola podem a partir de uma auto avaliação institucional ou avaliação interna e análise dos resultados relacionados à aprendizagem, torna-se importantes mecanismos na condução do trabalho a ser desenvolvido e promoção da tão esperada qualidade do ensino oferecido.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons