Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9160
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MariaAparecidadaSilvaCorreia.pdf355,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Planejamento participativo : as relações das instituições família/escola no desenvolvimento da aprendizagem
Autor(es): Correia, Maria Aparecida da Silva
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Educação - participação dos pais
Pais e professores
Família e escola
Gestão escolar democrática
Aprendizagem
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 7-Dez-2014
Referência: CORREIA, Maria Aparecida da Silva. Planejamento participativo: as relações das instituições família/escola no desenvolvimento da aprendizagem. 2014. 49 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A parceria entre escola e família no planejamento das atividades pedagógicas contempla aspectos essenciais para a melhoria dos projetos de ensino e aprendizagens ao promover a tomada de decisões com base na análise da realidade escolar. A escola como característica de um espaço reflexivo da realidade social, com a marca distintiva no mundo contemporâneo, constitui sua razão de ser, a formação humana em suas várias dimensões. Além disso, possibilita a reflexão e a definição coletiva dos objetivos de ensino e de gestão da escola, projetando as potencialidades frente as demandas sociais, permitindo prever e prover discussões que permitem o envolvimento de todos na organização e articulação das ações educativas, otimizando e organizando o trabalho coletivo. O planejamento participativo é de fundamental importância para que haja o envolvimento de todos: pais/filhos, professores/alunos, gestores/professores/alunos, dando a todos a sensação de pertencimento e envolvimento na perspectiva de contribuição para a construção de um ambiente colaborativo de aprendizagem. A escola não é somente um espaço de transmissão da cultura e de socialização é também um espaço de construção de identidade. A influência da família é fundamental no processo educativo, pois fortalece a apreensão da essência humana na busca do fortalecimento dos vínculos na família, que são ampliados juntos a instituição escolar e integrados buscam propostas que envolvam todos na busca de conhecimentos que favoreçam a aprendizagem no processo educativo.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons