Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/9158
Título: | Reflexões sobre a implantação da política de ciclos nos anos finais do ensino fundamental |
Autor(es): | Silva, Ediany Batista |
Orientador(es): | Lima, Erisevelton Silva |
Assunto: | Aprendizagem - avaliação Avaliação institucional - escola Gestão escolar Escola em ciclos |
Data de apresentação: | 26-Jul-2014 |
Data de publicação: | 7-Dez-2014 |
Referência: | SILVA, Ediany Batista. Reflexões sobre a implantação da política de ciclos nos anos finais do ensino fundamental. 2014. 53 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Esta pesquisa é uma reflexão sobre a implantação da organização escolar em ciclos nas escolas construídas a partir do modelo seriado de educação. A opção por este tema visa fomentar maior discussão e interesse da comunidade escolar acerca da melhoria da qualidade da educação, tendo como princípio básico o respeito às individualidades de cada estudante com vistas à promoção das aprendizagens de todos. O objetivo primordial desta pesquisa foi de acompanhar o processo de implantação do programa de ciclos nos anos finais do ensino fundamental (8º e 9º anos do 3º ciclo), investigando quais estratégias foram utilizadas e se as mudanças propostas realmente ocorreram, bem como os desafios e as possibilidades apresentadas na transição do modelo tradicional para esse novo modelo de aprendizagem. O marco teórico do estudo contempla diversas concepções sobre o tema, abordadas a partir de estudos realizados por vários autores sobre a ideia central em questão. A partir do embasamento teórico, realizou-se uma pesquisa de campo, sob enfoque qualitativo, seguida de uma reflexão que contempla o ponto de vista e as opiniões dos alunos, pais, professores e demais membros da equipe pedagógica. Em síntese, os resultados revelam que a implantação da organização escolar em ciclos no Distrito Federal ainda se encontra em fase inicial, apresentando inúmeras dificuldades. Porém, se bem trabalhada, representará um avanço em relação à escola tradicional, pois incluem também uma infinidade de possibilidades no sentido de colaborar para a promoção das aprendizagens dos estudantes, garantindo, dessa forma, uma educação verdadeiramente democrática. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014. |
Aparece na Coleção: | Gestão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons