Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/9157
Título: | A utilização das TIC como meio facilitador do processo ensino aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | Santos, Ana Claudia Batista dos |
Orientador(es): | Andrade, Pedro Ferreira de |
Assunto: | Ensino auxiliado por computador Tecnologia na educação Práticas pedagógicas Tecnologia da informação e comunicação |
Data de apresentação: | 26-Jul-2014 |
Data de publicação: | 7-Dez-2014 |
Referência: | SANTOS, Ana Claudia Batista dos. A utilização das TIC como meio facilitador do processo ensino aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. 2014. 62 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | As tecnologias fazem parte do nosso cotidiano é uma realidade irrefutável e faz-se presente também no dia a dia da escola, da vida dos discentes, da sociedade em geral. Com o intuito de compreender o uso das tecnologias influenciam o fazer pedagógico e sua apropriação pelos docentes, este trabalho analisa a importância do uso das tecnologias como meios facilitadores do processo ensino aprendizagem nas séries iniciais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e a coleta de dados foi realizada por meio de questionário. Os resultados e a participação dos docentes foram relevantes para os resultados obtidos. Com este trabalho foi possível constatar a relevância do uso pedagógico e didático das tecnologias no cotidiano escolar, que já fazem parte da vida dos discentes. Faz-se necessário que os docentes apropriem-se destas tecnologias na execução das atividades em sala de aula de forma planejada, sendo que estas devem fazer parte e estar incluídas no Projeto Político Pedagógico da escola. Não basta a escola adquirir equipamentos tecnológicos, se estes não forem bem utilizados, se não estiverem a favor da aprendizagem, por si só não garantem o sucesso do processo ensino aprendizagem dos discentes. É preciso planejamento e formação continuada dos docentes para que a utilização das TIC na escola seja favorável à construção de conhecimento e saberes dos discentes. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014. |
Aparece na Coleção: | Gestão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons