Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9156
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JovinodeSousaRodrigues.pdf1,76 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência da educação infantil para o processo de alfabetização
Autor(es): Rodrigues, Jovino de Sousa
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Alfabetização
Educação de crianças
Desempenho escolar
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 7-Dez-2014
Referência: RODRIGUES, Jovino de Sousa. A influência da educação infantil para o processo de alfabetização. 2014. 45 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este é um trabalho final de curso de pós-graduação lato sensu em Gestão Escolar, pela EAPE, em parceria com a UnB e o CFORM. O presente trabalho trata da importância da educação infantil para o sucesso no processo de alfabetização. Discute, inicialmente, questões relacionadas acerca das avaliações institucionais da alfabetização e questiona se há diferenciação dasnotas obtidas pelas crianças que cursaram ou não a educação infantil. Como processo de investigação foi realizadauma revisão bibliográfica sobre publicações envolvendo educação infantil e desempenho na alfabetização. Estudou-se um pouco mais a fundo um relatório sobre a importância da educação infantil no qual todas as questões do trabalho foram tratadas e descobriu-se que há diferença significativa de resultados entre crianças que cursaram educação infantil de qualidade e as que não cursaram. Por fim, como resultado da aplicação de questionários, notou-se as percepções acerca da importância da educação infantil no meio escolar se encontram no campo do senso comum e pouco se conhece da influência do currículo da educação infantil no desempenho na alfabetização.
Abstract: This paper is work of completing latu sensu graduate studies course about school management, by EAPE, in partnership whith UnB and CFORM. This work is about the importance of the Upbringing/early childhood education to the sucess in literacy. It does discuss, initially, things about the institucional evaluation of literacy and suggest a question if there's difference of the score of the children who attended early childhood education and those who didn't. As a part of the investigation process, a literature review was made to know if there're a significant number of publication about early childhood education and performance in literacy. It has been studied a little bit more a report of the importance of the early childhood education, in wich all the questions of this work was spoken and it was been discovered that there's a significant difference in the scores of children who studied a good quality early childhood education and those who didn't. Lastly, as a result of questionnaries, was noted that the perceptions of the people who are involved with the education (family, teachers and managers) are in the field of common sense and they know few about the influence of the curriculum of the early childhood education in the performance of the children in literacy.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons