Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9154
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_CrystianeMenesesdeSena.pdf572,86 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O gestor escolar como articulador dos processos de ensino e aprendizagem
Autor(es): Sena, Crystiane Menêses de
Orientador(es): Lima, Erisevelton Silva
Assunto: Gestor escolar
Práticas pedagógicas
Aprendizagem - avaliação
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 7-Dez-2014
Referência: SENA, Crystiane Menêses de. O gestor escolar como articulador dos processos de ensino e aprendizagem. 2014. 44 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A presente pesquisa discorreu sobre o papel do gestor escolar como articulador dos processos de ensino e aprendizagem. O que se pretendeu nesse estudo foi averiguar como os coordenadores e alunos veem e compreendem as ações dentro da escola, como se envolvem no projeto político pedagógico e qual é o grau de comprometimento dos gestores nas práticas pedagógicas. Além disso, identificar as maiores dificuldades encontradas pelos gestores no cotidiano escolar e os fatores que dificultam a efetividade da ação pedagógica. O objetivo da pesquisa é fornecer uma análise do envolvimento do gestor nas ações pedagógicas que permita à escola oferecer educação de qualidade. No tocante à metodologia utilizada trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, bem como utilização da pesquisa exploratória, por meio de revisão bibliográfica, da aplicação de questionários como instrumentos de pesquisa e consulta a sítios de internet. Quanto ao campo de pesquisa foi observada a escola XYZ. Os resultados revelaram que é a intervenção do gestor nas ações pedagógicas que permite aferir a qualidade do ensino oferecido na escola e seu envolvimento possibilita ao coordenador pedagógico construir, pensar e repensar, contribuir e articular, coletivamente, junto aos professores, o mais positivo para a escola e para o aluno.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons