Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9153
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AnaCarolinadeAzevedoOliveiraSantos.pdf483,76 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância do reagrupamento no BIA
Autor(es): Santos, Ana Carolina de Azevedo Oliveira
Orientador(es): Lima, Erisevelton Silva
Assunto: Escola em ciclos
Ensino fundamental
Bloco Inicial de Alfabetização (BIA)
Alfabetização
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 7-Dez-2014
Referência: SANTOS, Ana Carolina de Azevedo Oliveira. A importância do reagrupamento no BIA. 2014. 40 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral avaliar a importância do reagrupamento nos anos iniciais da alfabetização no processo ensino e aprendizagem por meio da observação e questionamento juntos aos professores que atuam nesta etapa do ensino fundamental. Para tanto, buscou-se três objetivos específicos: compreender as diferentes estruturas de organização do ensino no Brasil; bem como analisar a estratégia didática de ensino com reagrupamentos e sua relevância no processo inicial de alfabetização dos alunos, além de verificar a importância da utilização do reagrupamento nos anos iniciais da alfabetização. Diante disso, a pesquisa foi basicamente baseada nos documentos oficiais que conceituam e auxiliam na compreensão dos fundamentos BIA, bem como sobre o funcionamento da educação no Brasil e no Distrito Federal além dos teóricos Mainardes (2007, 2008 e 2009), Moraes (2006), Libâneo (2006), Perrenoud (2006), Leal (2004), Cruz e Albuquerque (2007), dentre outros. Na metodologia utilizou-se a pesquisa qualitativa e de campo. Os sujeitos da pesquisa foram os professores alfabetizadores de uma escola pública situada no Paranoá, DF. O instrumento utilizado para coletar os dados foi o questionário com questões objetivas e subjetivas, sendo que das respostas colhidas, fez-se a análise de conteúdo em paralelo com os teóricos que fundamentam este trabalho. Concluiu-se com esta pesquisa que o reagrupamento além de contribuir para a apropriação do conhecimento é importante em função de proporcionar a aplicação de tarefas de sala diferentes, considerando os graus de aprendizagens dos alunos para a progressão no processo de ensino-aprendizagem.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons