Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9152
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_KeniaSouzadosSantos.pdf249,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Planejamento participativo : a prática das aulas de educação física no desenvolvimento escolar
Autor(es): Santos, Kênia Souza dos
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Gestão escolar democrática
Planejamento educacional
Educação física
Desenvolvimento escolar
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 7-Dez-2014
Referência: SANTOS, Kênia Souza dos. Planejamento participativo: a prática das aulas de educação física no desenvolvimento escolar. 2014. 48 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho caracteriza-se como um trabalho de conclusão de curso de pós graduação, cujo título é Planejamento Participativo: a prática das aulas de Educação Física no desenvolvimento escolar, cujo objetivo geral é demonstrar o planejamento como mecanismo fundamental e imprescindível para o bom desempenho e sucesso do trabalho pedagógico no cotidiano escolar. Refletir sobre o processo histórico do planejamento implica reconhecer que planejar é essencialmente uma atividade humana. Na ocasião do planejar, as orientações obtidas pelos gestores nas reuniões gerais da rede são essenciais. O planejamento da educação na esfera das redes de ensino é o instrumento que possibilita a disseminação das políticas públicas educacionais entre os gestores, coordenadores pedagógicos e professores. Trata-se da integração das necessidades apontadas por todos os participantes deste processo de gestão: professores, gestores, diretores, alunos e demais funcionários da instituição de ensino.Por fim, foram feitos estudos e leituras e pesquisas para a formulação desse trabalho. A pesquisa desenvolvida foi de caráter exploratório com foco em questionários e análise bibliográfica.. A partir das análises realizadas percebeu-se que ter clareza em relação ao processo de construção do planejamento, dos meios para atingir os fins, da coerência com o PPP, do contexto sócio econômico, cultural, político e da participação coletiva nas tomadas de decisões é de fundamental importância para o bom desenvolvimento das práticas escolares.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons