Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9149
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_SimoniaMarquesNonato.pdf311,37 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Tecnologias da informação e comunicação na Educação de Jovens e Adultos : desafios e possibilidades
Autor(es): Nonato, Simônia Marques
Orientador(es): Andrade, Pedro Ferreira de
Assunto: Tecnologia da informação e comunicação
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Educação
Tecnologia na educação
Educação de Jovens e Adultos (EJA) - uso de tecnologias
Data de apresentação: 26-Ago-2014
Data de publicação: 7-Dez-2014
Referência: NONATO, Simônia Marques. Tecnologias da informação e comunicação na Educação de Jovens e Adultos: desafios e possibilidades. 2014. [48] f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho objetiva analisar o uso das TIC na modalidade Educação de Jovens e Adultos, o preparo e conhecimento dos professores para o uso das tecnologias em uma escola da Secretaria de Educação do Distrito Federal. É apresentado um aporte teórico que permite conhecer os marcos legais da Educação de Jovens e Adultos no Brasil e no DF, a evolução das TIC e seu uso na escola. Trata-se de pesquisa de campo, com abordagem qualitativa e quantitativa onde se aplicou um questionário em amostra de treze professores que atuam na EJA. Após a avaliação dos questionários, concluiu-se que ainda é pequena a utilização das TIC na escola, apesar da consciência geral sobre a necessidade e importância do seu uso, da crença que o uso delas estimula a criatividade e a autonomia dos alunos, da percepção que os alunos são usuários de algumas delas e a utilização delas podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, tornando as aulas mais interessantes. O uso de recursos tecnológicos na educação exige um novo fazer pedagógico. Esse recurso modifica a forma de trabalhar a construção do conhecimento e considerando que o aluno da EJA é alguém que está correndo contra o tempo, quanto mais lhe for facilitado esse processo, maior interesse ele terá.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons