Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9147
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JoaoAleixoOliveiraDePaulo.pdf686,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da integração das tecnologias de informação e comunicação em laboratório de ciências : um estudo de caso no Centro De Ensino Médio 111 Do Recanto Das Emas
Autor(es): Paulo, João Aleixo Oliveira de
Orientador(es): Andrade, Pedro Ferreira de
Assunto: Tecnologia da informação e comunicação
Cotidiano escolar
Processo educativo
Tecnologia na educação
Data de apresentação: 26-Jun-2014
Data de publicação: 7-Dez-2014
Referência: PAULO, João Aleixo Oliveira de. Análise da integração das tecnologias de informação e comunicação em laboratório de ciências: um estudo de caso no Centro De Ensino Médio 111 Do Recanto Das Emas. 2014. 69 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O trabalho analisa a integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) para Laboratório de Ciências como ferramentas educacionais na Área de Conhecimento das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias no Centro de Ensino Médio 111 (CEM 111) do Recanto das Emas. Por meio do referencial teórico, revela-se a importância das TIC no cotidiano escolar. Possui metodologia qualitativa e se enquadra como pesquisa-ação, onde o próprio pesquisador intervém no objeto de pesquisa, procurando agir na práxis pedagógica de modo inovador já no decorrer do próprio processo de pesquisa. O pesquisador apresenta não somente dados, constatações, estimativas, fatores positivos e negativos em relação à integração de TIC na escola, mas também modifica a prática escolar, integrando novas tecnologias e examinando os efeitos dessa ação mediadora. Em análise, para educadores e estudantes do CEM 111 do Recanto das Emas, a integração de novas TIC no Laboratório de Ciências interferiram positivamente em todos os aspectos analisados. Também foi possível por meio desta pesquisa, na opinião de educadores e estudantes, identificar fatores que prejudicam a integração de TIC para Laboratório de Ciências no CEM 111 do Recanto das Emas. Para melhorar os aspectos negativos da Instituição elucidados por meio deste trabalho, contribuir na sugestão de estudos futuros e aprimorar questões políticas, pedagógicas e administrativas, o autor recomenda e propõe algumas ações que poderão suscitar projetos que visem efetivamente à integração das TIC na instituição, não somente no Laboratório de Ciências, mas também em todos os espaços físicos e processos educativos da Escola.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons