Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/9143
Título: | Complexidade e gestão escolar : subjetividade, aprendizagem e laços afetivos no âmbito escolar |
Autor(es): | Rocha, Andréia Alves de Oliveira |
Orientador(es): | Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de |
Assunto: | Complexidade humana Gestor escolar - subjetividade Laços afetivos Aprendizagem Gestor escolar |
Data de apresentação: | 26-Jul-2014 |
Data de publicação: | 7-Dez-2014 |
Referência: | ROCHA, Andréia Alves de Oliveira. Complexidade e gestão escolar: subjetividade, aprendizagem e laços afetivos no âmbito escolar. 2014. 45 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Este trabalho aborda sobre complexidade e gestão escolar, ou seja, sobre o desafio do gestor na amenização de conflitos e a relação interpessoal entre a equipe escolar e sua subjetividade. Explica como se dá a relação entre os laços afetivos e o processo ensino aprendizagem, como partes indissociáveis e interligadas para uma aprendizagem significativa e satisfatória. Com um olhar psicanalítico explica sobre a necessidade de um ambiente harmonioso e aconchegante no âmbito educativo para que se alcance êxito, apesar das vicissitudes inerentes a cada indivíduo. Assim, relata que os laços afetivos intrínsecos a todo ser humano devem está presentes no âmbito educativo para uma melhor compreensão da complexidade humana. A mudança na maneira de considerar a subjetividade, levando em consideração a presença dos laços afetivos na relação ensinar- aprender influencia e muito na trajetória dos alunos durante a sua vida escolar. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014. |
Aparece na Coleção: | Gestão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons