Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9140
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MariluJoventinadeJesusSantos.pdf225,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Planejamento na gestão escolar : a construção de novas perspectivas e de atitudes transformadoras
Autor(es): Santos, Marilu Joventina de Jesus
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Gestão escolar
Projeto político-pedagógico
Planejamento educacional
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 7-Dez-2014
Referência: SANTOS, Marilu Joventina de Jesus. Planejamento na gestão escolar: a construção de novas perspectivas e de atitudes transformadoras. 2014. 42 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A gestão educacional em si é um grande desafio, e se torna maior ainda quando se propõe a buscar uma ideologia embasadas em novas perspectivas e atitudes transformadoras, onde se promoverá estratégias e ações que busquem propor uma educação resignificada, contemporânea às novas demandas e pautada em atitudes que vislumbrem mudanças efetivas dos fazeres pedagógicos e administrativo. Imaginar como se pode fazer uma proposta de escola onde os sonhos possam ir além de simples pensamentos, leva pesquisadores e estudiosos a buscarem formas e embasamento teórico de como isso poderá ser feito, tanto em âmbito nacional como em âmbito local, dentro da Instituição de Ensino, propriamente dito. A fim de se chegar a um baldrame para as suposições elencadas, o presente trabalho terá como fundamentação teórica, vários autores que corroboram as suposições levantadas e nos instigam a buscar novos conceitos. Para se buscar dados que foram estudados e interpretados, utilizou-se a estratégia de aplicação de questionários e entrevistas, a fim de se fazer a análise dos mesmos para que se possa chegar a um conceito que seja próximo à caracterização da Instituição de Ensino alvo dos instrumentos de pesquisa, bem como sugestões de medidas as quais serão utilizadas como atividades catalisadoras de resultados que levem à transformação da realidade escolar.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons