Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/9134
Título: | As contribuições do pacto nacional pela alfabetização na aprendizagem da língua portuguesa no BIA |
Autor(es): | Jesus, Bárbara Ghesti de |
Orientador(es): | Lima, Erisevelton Silva |
Assunto: | Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) Aprendizagem Alfabetização |
Data de apresentação: | 26-Jul-2014 |
Data de publicação: | 7-Dez-2014 |
Referência: | JESUS, Bárbara Ghesti de. As contribuições do pacto nacional pela alfabetização na aprendizagem da língua portuguesa no BIA. 2014. 49 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo geral avaliar as contribuições do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no processo ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa no Bloco Inicial de Alfabetização. Para tanto, buscou-se três objetivos específicos: descrever a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, apresentar o ensino em ciclos e a proposta do Bloco Inicial de Alfabetização do Distrito Federal e verificar as contribuições do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na prática pedagógica dos professores alfabetizadores do Bloco Inicial de Alfabetização. A pesquisa foi basicamente baseada nos documentos oficiais que conceituam e auxiliam na clarificação do PNAIC e do BIA, além dos teóricos Cervo (2005), Danton (2014), Jacomini (2009), Portela (2004), Sá (2014) e Villas Boas (2009). Na metodologia utilizou-se a pesquisa qualitativa e de campo. Os sujeitos da pesquisa foram três professores alfabetizadores de uma escola pública situada em Ceilândia, DF. O instrumento utilizado para coletar os dados foi o questionário com questões subjetivas, das respostas colhidas, fez-se a análise de conteúdo. Concluiu-se com esta pesquisa que o PNAIC contribuiu para o processo do ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa no BIA, uma vez que incidiu diretamente na prática individual dos professores cursistas, proporcionando novos parâmetros pedagógicos. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014. |
Aparece na Coleção: | Gestão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons