Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9130
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MariaHelenaAlvesdeJesus.pdf1,34 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Os laços sociais e seus efeitos no trabalho pedagógico da escola
Autor(es): Jesus, Maria Helena Alves de
Orientador(es): Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Assunto: Laços afetivos
Gestor escolar
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 7-Dez-2014
Referência: JESUS, Maria Helena Alves de. Os laços sociais e seus efeitos no trabalho pedagógico da escola. 2014. 70 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Cada sujeito traz dentro de si medos, traumas, forças, fragilidades, angústias e desejos diferentes. Algumas pessoas estão dispostas a se envolverem imediatamente. Outras precisam de apoio. Nessa perspectiva foi elaborado o presente estudo, buscando conhecer como são feitos os laços sociais na escola e a importância deles no projeto político pedagógico, com base no referencial psicanalítico. O estudo teve como referência o Centro de Ensino Fundamental 10 do Guará, Instituição de Ensino da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Para garantir os resultados esperados, dada a relação do trabalho com a subjetividade humana, foi adotada a metodologia de natureza qualitativa. Desta forma, foram realizadas dez entrevistas com profissionais da escola, entre eles, professores, gestores e também buscou-se conhecer a opinião de agentes externos ao cotidiano escolar. Para isso foram entrevistados dois psicólogos que atuam no Sindicato dos Professores do Distrito Federal. Dos estudos e análise dos dados coletados foi possível perceber que muitas dificuldades estão relacionadas diretamente ao tempo na escola. Observa-se que o engessamento do calendário do ano letivo e as determinações externas dificultam as ações diárias da rotina escolar, sobretudo, no que diz respeito aos laços afetivos. Considerando essas condições, o gestor escolar administra com frequência conflitos entre os profissionais da escola e torna difícil a formação de grupos para levarem adiante os projetos pedagógicos. Esse quadro exige do gestor sensibilidade para se colocar no lugar de cada sujeito que atua naquele cenário, e assim desenvolver condições favoráveis e estratégicas com foco na afetividade. Estudar como acontecem os laços sociais e o seus impactos dos trabalhos da escola nos levam a pensar sobre a importância do perfil do líder para assumir cargos de gestão, de forma a facilitar suas ações práticas do cotidiano escolar, a partir do referencial psicanalítico que é fundamental para alicerçar todas as relações sociais.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons