Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9129
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_GeorgeDouglasMizuta.pdf418,77 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto-
dc.contributor.authorMizuta, George Douglas-
dc.identifier.citationMIZUTA, George Douglas. Planejamento escolar e as dimensões políticas e técnicas: sua relação com as especificidades do cotidiano escolar. 2014. 52 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.en
dc.description.abstractNeste trabalho buscou-se compreender as relações existentes entre as diversas dimensões do Planejamento Escolar, o cotidiano dos sujeitos educacionais e os resultados obtidos. Foi escolhido como local desta pesquisa, o Centro Educacional Vale do Amanhecer em Planaltina (DF). O planejamento está presente em todas as ações desenvolvidas na escola, destarte, buscou-se analisar a importância do mesmo e suas implicações no dia a dia dos diversos sujeitos educacionais. Constatou-se que apesar do discurso considerar o planejamento como fundamental, ainda resiste entre os docentes um modelo antiquado de planejamento que pressupõe um imediatismo que não encontra mais lugar nos dias de hoje. Infelizmente, também, fica claro um desvio de rota entre o discurso e a prática, onde verificam-se um desconhecimento do Projeto Político Pedagógico da escola e do planejamento como uma ação conjunta entre os diversos sujeitos educacionais e diretamente vinculada aos resultados obtidos. Dentro deste contexto, o gestor deverá assumir um papel de destaque na transformação do discurso, criando condições e proporcionando o espaço para a transformação e ressignificação do planejamento em ações efetivas e concretas dentro do ambiente escolar.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordPlanejamento educacionalen
dc.subject.keywordGestor escolaren
dc.titlePlanejamento escolar e as dimensões políticas e técnicas : sua relação com as especificidades do cotidiano escolaren
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2014-12-07T10:36:57Z-
dc.date.available2014-12-07T10:36:57Z-
dc.date.issued2014-12-07T10:36:57Z-
dc.date.submitted2014-07-26-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/9129-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons