Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de | - |
dc.contributor.author | Porto, Silvana Cristina Martins | - |
dc.identifier.citation | PORTO, Silvana Cristina Martins. Educação inclusiva: processos inconscientes e a formação do gestor escolar. 2014. 70 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho monográfico intitulado Educação Inclusiva: processos inconscientes e a formação do gestor escolar têm por objetivo analisar os aspectos subjetivos inerentes à formação do gestor e são determinantes em sua atuação segundo as diretrizes da gestão democrática, na perspectiva da educação inclusiva. Aborda como objetivos específicos identificar as concepções do gestor escolar na perspectiva da educação inclusiva; verificar aspectos subjetivos que influenciaram a formação do gestor e e sustentam sua atuação no cotidiano escolar; apontar o papel a ser desempenhado pelo gestor escolar a partir da Lei n.º 4751, de 07/12/2012. Esta pesquisa esboça a necessidade de refletir a formação do gestor escolar de modo a contemplar as prerrogativas sociopolíticas e culturais presentes na constituição da escola e se tornam mais elucidadas quando pontuadas e repensadas a partir dos pressupostos teóricos da psicanálise pontuados por Freud. Trata-se de uma pesquisa de campo de natureza qualitativa. Utilizou-se como dispositivos de coleta de dados a memória educativa, questionário semiestruturado e entrevista. A monografia se organiza em cinco capítulos, incluindo análise dos resultados obtidos. Os sujeitos participantes da pesquisa são dois gestores de duas escolas públicas do Distrito Federal situadas em duas regiões administrativas diferentes. Os dados são significativos e revelam a disparidade entre a formação acadêmica do gestor e do professor para atender as prerrogativas legais e sinalizam os percalços impostos pelo sistema educacional do Distrito Federal e as ações pedagógicas que não se ressignificam na intensidade das discussões e modificações socioeconômicas e legais. __________________________________________________________________________ ABSTRACT | en |
dc.description.abstract | This monograph entitled Inclusive Education: unconscious processes and the training of school managers have to analyze the subjective aspects inherent in the formation of the manager and are determinant in their performance according to the guidelines of democratic management, the perspective of inclusive education. Addresses specific objectives identify the conceptions of the school manager in the perspective of inclusive education; verify subjective aspects that influenced the formation of the manager and and sustain their performance in school life; point out the role to be played by the school manager from the Law No. 4751 of 07/12/2012. This research outlines the need to reflect the formation of school management in order to include socio-political and cultural powers in the constitution of the school and become more elucidated when scored and rethought from the theoretical assumptions of psychoanalysis punctuated by Freud. It is a field research of a qualitative nature. Was used as data collection devices to educational memory, semi-structured questionnaire and interview. The monograph is organized into five chapters, including analysis of the results. The subjects of the research are two managers in two public schools in the Federal District from two different administrative regions. The data are significant and reveal the disparity between academic manager and teacher to meet the legal prerogatives and signal mishaps imposed by the educational system of the Federal District and the pedagogical practices that do not resignify intensity of discussions and socioeconomic changes and legal. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | en |
dc.subject.keyword | Gestor escolar | en |
dc.subject.keyword | Gestão escolar democrática | en |
dc.subject.keyword | Gestor escolar - subjetividade | en |
dc.title | Educação inclusiva : processos inconscientes e a formação do gestor escolar | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2014-12-07T10:36:06Z | - |
dc.date.available | 2014-12-07T10:36:06Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-07T10:36:06Z | - |
dc.date.submitted | 2014-07-26 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/9126 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Gestão Escolar
|